Ciência
10/05/2011 às 11:39•2 min de leitura
Somos formados por uma grande parcela de água. Dependendo da idade e do sexo, nosso corpo pode ser composto de 55 a 75% de água. Então é fundamental manter uma ingestão adequada do líquido para ter uma saúde impecável.
A água traz diversos benefícios para o organismo e, se ingerida diariamente, pode inclusive ser uma grande aliada na dieta. Já foi comprovado que quem se hidrata regularmente tem mais facilidade para eliminar toxinas, manter o equilíbrio térmico e ainda evitar inchaços. Tudo isso porque a água regula e equilibra o organismo, contribuindo com aqueles que desejam uma vida mais saudável.
E as vantagens não param por aí. Também é possível notar uma melhora significativa na aparência das unhas, dos cabelos e da pele, pelo simples fato de ingerir mais água do que o normal. Unhas e pele saudáveis e cabelos brilhantes podem ser conquistados com alguns goles a mais.
Mas é claro que existem muitos mitos em torno dos benefícios que a ingestão de água pode trazer para o corpo durante a dieta. Não se deixe enganar por informações como “tomar água morna em jejum ajuda a emagrecer” ou “um copo de água com limão antes de dormir queima calorias”! Tomar água faz bem e é muito importante, mas é preciso estar atento para não prejudicar sua saúde.
A ingestão ideal
Começa pela quantidade a ser ingerida. Os médicos e especialistas falam em dois ou três litros por dia, mas existe uma continha simples que também pode indicar a quantidade mínima recomendada. Basta multiplicar o seu peso por 30 mL e dividir por 1000, ou seja, se você pesa 60 kg (60 kg x 30 mL = 1800 : 1000 = 1,8), recomenda-se que você beba 1,8 litro por dia. Pensar que devemos tomar aproximadamente dois litros de água por dia, no começo, pode assustar, mas se aos pouquinhos você passar a ingerir um copo a mais por dia, logo, logo alcançará a meta indicada.
A ingestão deve ser feita durante todo o dia. Pesquisas indicam que aqueles que tomam dois copos de água de meia a uma hora antes das refeições têm um resultado melhor na hora de encarar a balança. Isso acontece porque a água causa uma sensação de saciedade que inibe a fome e a pessoa pode acabar ingerindo até 15% menos comida. E não é preciso sentir sede! Quando você tem sede, significa que o organismo já começou a desidratar e isso deve ser evitado, pois a desidratação pode causar dor de cabeça, fadiga, irritabilidade e até cãibras.
Além disso, beber água na medida certa contribui para diminuir a retenção de líquidos no organismo. Quando ingerimos pouca água, a tendência é que ela fique retida no nosso corpo. O organismo entende que em algum momento ele pode precisar de água, por isso ele faz uma reserva. Enquanto isso, as pessoas que se hidratam regularmente não apresentam inchaços e retenção de líquidos porque o corpo sabe que sempre estará suprido e a reserva de água passa a ser desnecessária.
E para ajudar nessa buscar pelo equilíbrio, vale lembrar algumas dicas importantes: