Dieta viva

16/06/2011 às 13:192 min de leitura

Suco verde e sementes de trigo germinadas.

Você já ouviu falar em alimentação viva? Também conhecida como comida ou dieta viva, esse tipo de alimentação tem se mostrado bastante saudável e eficaz para aqueles que buscam comer de maneira adequada e, de quebra, perder uns quilinhos.

O nome se dá porque a dieta consiste em consumir tudo o que é vivo e vem da terra, ou seja, alimentos frescos como: frutas, verduras, grãos e sementes, de preferência orgânicos. No organismo, a alimentação viva apresenta uma melhora consideração em pessoas com obesidade, constipação, inflamações, colesterol, diabetes ou problemas gastrointestinais e respiratórios.

Como funciona a dieta viva

Por valorizar a preparação dos alimentos sem nenhum tipo de cozimento ou fritura, os sucos são uma das formas mais usadas para combinar os alimentos nesse tipo de dieta. Ótimo para começar o dia, com o auxílio de um liquidificador, misture frutas e legumes e bata até resultar em um líquido espesso. Esse deve ser coado com um filtro – o resultado é um suco delicioso, com todos os nutrientes e vitaminas que você consumiria em um café da manhã convencional.

Mas o grande segredo do sucesso da alimentação viva está nas sementes e grãos germinados. Neste estágio de desenvolvimento os alimentos apresentam seu valor nutricional potencializado – sementes e grãos em brotamento tem muito mais vitaminas, sais minerais e enzimas, sem contar que o processo também favorece o aparecimento de antioxidantes e hormônios naturais. São mais fáceis de serem digeridas e não causam aquela sensação de peso após as refeições. E como têm pouquíssimas calorias, ajudam no emagrecimento, podendo ser colocadas em todos os alimentos – com sucos ou saladas as sementes germinadas são um ótimo acompanhamento.

Cultivando os alimentos

Para conseguir se suas próprias sementes germinadas, basta cultivá-las. E é bastante simples. Você pode usar grãos de trigo, girassol, quinoa, gergelim, entre outros.

Escolha o tipo de sementes que deseja germinar e coloque uma pequena porção no fundo de um vidro de boca larga. Preencha o vidro com água. Tenha em mãos um pedacinho de tecido de filó e um elástico – eles devem ser colocados na boca do vidro para impedir que as sementes caiam na hora de escorrer a água. Após trocar a água do recipiente de 3 a 5 vezes para tirar toda a sujeira, termine preenchendo o vidro com água e deixe as sementes repousarem de molho por oito horas. Depois desse período, escorra o líquido mais uma vez, recline o recipiente sobre um prato de forma que seja possível entrar ar no vidro. As sementes devem repousar na sombra por mais oito horas.

Agora resta esperar as sementes acordarem. Enquanto não for possível vê-las germinando, lave-as três vezes por dia com bastante água corrente e volte o recipiente à posição reclinada para tomar ar. O tempo de germinação das sementes varia de quatro a sete dias. Assim que os brotos começarem a aparecer, lave bem as sementes mais uma vez e elas estarão prontas para serem consumidas.

Confira o vídeo para entender melhor.

Faz bem para você e faz bem para o planeta

Uma dieta baseada em sementes, grãos, frutas e vegetais só traz benefícios para o seu organismo. Mas você parou para pensar nos outros benefícios que vêm junto com uma dieta dessas?

Passando a consumir uma quantidade maior de alimentos naturais, vindos diretamente da terra, você deixa de ingerir produtos industrializados que são grandes responsáveis pela poluição das águas e do ar. Você ainda deixa de jogar fora embalagens plásticas, latas e vidros, que em anos pode representar toneladas de lixo. E ainda é possível evitar o esgotamento dos solos e o desmatamento.

Mas antes de pensar em mudar radicalmente para a dieta viva, consulte um médico. É importante ouvir as recomendações de um profissional antes de mudar de hábitos, principalmente se você faz algum tipo de tratamento. Ele saberá recomendar o que for melhor para você, seu corpo e seu organismo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: