Escolha o tênis certo para praticar esportes

25/07/2011 às 16:313 min de leitura

Na hora de começar a praticar uma atividade física, não basta apenas procurar um bom profissional. É preciso também prestar atenção à roupa e ao calçado que você utiliza durante o treino dos esportes.

Cada modalidade exige um modelo de tênis adequado. Escolher corretamente significa cuidar da saúde dos pés, músculos e articulações, prevenindo lesões. Quem se exercita com a opção errada pode sentir dores e até mesmo ser obrigado a desistir, devido a problemas crônicos que são causados pelo erro, como fraturas, tendinites e calos.

O calçado protege os pés do contato com o solo e absorve o impacto. Por isso, atividades como a corrida exigem tênis com sistema amortecedor mais forte, enquanto para praticar bicicleta não é preciso muito.

Escolha o melhor tênis para você

Além do tipo de exercício que será praticado, é preciso levar em consideração outros fatores na hora de comprar o tênis. Em primeiro lugar, descubra qual é o seu modo de andar. Para isso, você pode fazer o teste da pisada, disponível em boa parte das lojas especializadas.

Existem três resultados possíveis. A pisada pronada é quando a pessoa pisa para dentro, desgastando a parte de dentro da sola mais rapidamente. Existem também aquelas que pisam mais para fora (supinada), gastando a parte externa da sola antes. A melhor forma de caminhar é a neutra, que é equilibrada, e desgasta todo o solado por igual.

Outra dica é procurar sempre lojas especializadas e de credibilidade para as compras. Produtos mais baratos raramente possuem a mesma qualidade. Por isso, leve em consideração um bom sistema de amortecimento em vez do preço e da estética. Afinal, o foco deve ser a sua saúde.

Se o propósito para as novas corredoras é ir além da prática de fim de semana, vale seguir a dica de comprar um número a mais que o habitual, para não sacrificar as unhas. Além disso, é importante ter mais de um par, para que você possa revezar o uso e o solado possa se recuperar até o próximo treino.

Ao contrário do que muitas pensam, por mais caro que seja um tênis, ele não dura para sempre. A vida útil do calçado irá variar entre 400 e 600 quilômetros. Outros sinais de que está na hora de comprar um novo é o desgaste do revestimento do forro interno e do solado. Tentar prolongar o uso pode ser prejudicial às articulações, já que o sistema de amortecimento estará fragilizado.

Deixe o tênis sem amortecimento para passeios

Fonte: centauro.com.br

Reconhecer um tênis desenvolvido para a prática de atividade física é fácil. Em geral, os modelos se destacam pelas molas, bolhas, espumas ou pequenas aberturas laterais.

Em contrapartida, os tênis casuais possuem solados simples, sem sistema amortecedor, além de outros detalhes. Por isso, vale evitar utilizá-los para fins esportivos, pois eles não irão prevenir lesões.

Algumas marcas lançaram, recentemente, tênis para corrida quase sem amortecimento, que imitam a sensação de estar descalço. Porém, antes de optar por modelos assim, vale consultar um especialista.

Prepare-se para a academia

Fonte: centauro.com.br

O tênis mais adequado para os treinos em academia são aqueles com nylon e couro, além de amortecimento e reforço nas áreas do tornozelo e laterais dos pés. Assim, eles irão aguentar tanto a musculação quanto exercícios com mais impacto, como o step e a dança.

E na hora de caminhar?

Fonte: centauro.com.br

Para praticar caminhadas, escolha tênis com cano baixo, solado antiderrapante, que evite escorregões, e amortecimento no calcanhar. Os dedos precisam ter flexibilidade ao mesmo tempo em que o calçado se ajusta perfeitamente aos pés, sem sobrar ou apertar.

Corra com segurança

Fonte: centauro.com.br

Os tênis para corrida, em geral, devem ser mais leves e com um sistema especial de amortecimento para absorver o impacto do pé no chão. Além disso, o modelo deve permitir a transpiração sem deixar umidade.

Existem ainda outras características que precisam ser observadas. Todo o solado deve ser revestido por amortecedores, o cano deve ser baixo e de fácil ajuste.

Uma dica importante é não utilizar o calçado de corrida para caminhadas ou passeios. O uso frequente pode deformar o sistema de amortecimento e favorecer lesões.


Fonte: centauro.com.brPedale sem cadarços

Como a bicicleta é um exercício aeróbico com menos impacto, o sistema de amortecimento perde um pouco sua importância. Para pedalar, escolha um modelo sem cadarço (que se ajuste ao pé com velcro), com uma ponta pouco saliente e sola rígida.

Para cada esporte, um tênis

Aquelas que praticam vôlei precisam de tênis de nylon que possuam reforços em couro. Além disso, o sistema de amortecimento é fundamental, já que é o responsável pela impulsão para as cortadas, além de amenizar o impacto na hora de voltar ao chão.

Quem prefere o basquete deve prestar atenção ao cano do calçado. Ele deve ser alto, para proteger os tornozelos e evitar lesões, além de amortecedor para aliviar o impacto dos pulos.

Fonte: centauro.com.br

O mais importante na hora de comprar o tênis, no entanto, é observar o conforto. Experimente bem o calçado na loja, dando alguns passos com ele para ver se está de acordo com suas necessidades. Em seguida, é só partir para o treino e sentir os benefícios da prática de exercícios.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: