Parar de fumar pode render a você mais 10 anos de vida

06/11/2012 às 12:531 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Os males que o cigarro causa no organismo não são notícia nova. Porém, uma pesquisa da Universidade de Oxford analisou mais profundamente os danos do costume de fumar para o corpo e descobriu que as mulheres que param de fumar ganham 10 anos a mais de vida.

O estudo foi divulgado recentemente no periódico The Lancet e mostra que deixar o hábito de lado garante uma década a mais de vida às fumantes. Além disso, os pesquisadores descobriram que mesmo aquelas que desfrutam de poucos cigarros ao longo do dia (no máximo nove) ainda possuem um risco dobrado de morrer em relação àquelas que nunca fumaram.

De acordo com informação do Huffington Post, a pesquisa foi feita com 1,3 milhão de mulheres, que foram analisadas durante os anos de 1996 e 2001, quando estavam na faixa etária dos 50 a 65 anos. Entre as participantes, 20% já haviam fumado, 28% nunca tiveram o hábito e 52% ainda fumavam. Os pesquisadores então retomaram o contato com as voluntárias depois de três anos, para saber como andava a relação com o cigarro.

As mulheres foram acompanhadas por nove anos, sendo que nesse período 66 mil delas faleceram. Os especialistas identificaram então que aquelas que haviam fumado por três anos tiveram três vezes mais probabilidade de morrer até o fim do estudo quando comparadas às não-fumantes.

A pesquisa descobriu ainda que as causas de morte entre o grupo que usava o cigarro eram diferentes daquelas que não tinham o hábito. Entre as primeiras, a ocorrência de doenças pulmonares, derrame, câncer e doença cardíaca eram maiores.

Porém, as fumantes que querem fugir dos riscos têm maior chance de escapar dos malefícios parando com o vício o quanto antes. Isso porque os pesquisadores descobriram que aquelas que largam o cigarro antes dos 30 anos de idade diminuem em 97% o risco de morte. Já as pacientes que deixaram de fumar até os 40 anos tiveram 90% a menos de falecer precocemente.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: