Conheça animais incríveis que estão perto da extinção

16/03/2013 às 06:312 min de leitura

Devido a diversos fatores, como a poluição e o desmatamento, várias espécies de animais estão cada vez mais próximas da extinção. Além de ser um fato muito triste, esse tipo de acontecimento impede que gerações futuras conheçam seres muito interessantes.

Por conta disso, o The Telegraph montou uma lista com algumas espécies muito diferentes (ou bizarras) que estão na lista de animais ameaçados. Abaixo, você pode conhecer alguns deles, como a “aranha-caranguejo” e a “formiga-tigre”.

1. O Tubarão Andador

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

Em 2006, uma expedição na Indonésia descobriu uma nova espécie de tubarão, o Hemiscyllium galei. Além de ser menor e mais colorido do que os seus “parentes”, esse animal prefere nadar muito próximo ao chão — mas isso não quer dizer que ele não pode sair nadando livremente.

Normalmente, este tubarão vive perto de recifes e se alimenta de pequenos peixes, camarões, caranguejos e até mesmo caracóis. Além disso, ele costuma habitar pequenas tocas, feitas em diferentes tipos de corais.

2. Um Predador Paciente

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

Este inseto que você pode conferir na imagem acima, chamado de Brachyamytta rapidoaestima, foi descoberto em 2002, em Gana e Guiné. Ele é um ótimo predador, que se esconde debaixo de folhas e espera de insetos menores pousem perto dele, sendo que eles são comidos logo que isso acontece.

Os machos dessa espécie “conversam” com as fêmeas através de canções ultrassônicas, que não são audíveis para os seres humanos — e eles são encontrados em abundância na África ocidental.

3. A Aranha Gigante

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

Se você levar em consideração a massa corpórea de uma aranha, a Theraphosa blondi é a maior do mundo. Ela chega a ter 30 centímetros de comprimento e pesa até 170 gramas — ou seja, ela é realmente enorme.

Esta espécie foi descoberta em 2006, sendo que ela vive perto de folhagens rasteiras e troncos caídos. O mais impressionante é que ela consegue comer pequenos mamíferos e até mesmo lagartos — a sua principal arma são os pelos das suas patas, que causam dores e alergias nas suas vítimas.

4. Escorpião Imperador

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

Apresentado a comunidade científica em 2006, o Pandimus imperator é um dos maiores escorpiões do mundo, podendo chegar a ter até oito polegadas de comprimento. Apesar do seu tamanho, o veneno que ele produz não causa muitos efeitos em humano e está sendo estudado para tratar doenças do coração. Bacana, não é?

5. A Aranha-caranguejo

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

A Ricinoides atewa é um animal bizarro, que parece uma mistura entre aranhas com caranguejos e que já existe há 300 milhões de anos. A espécie foi descoberta em um reserva florestal localizada em Gana.

O curioso é que os machos desse tipo de animal têm os seus aparelhos reprodutores nas suas patas e, apesar da sua aparência relativamente assustadora, o animal se alimenta somente de pequenos seres, como larvas.

6. Uma formiga feroz

Fonte da imagem: Reprodução/TheTelegraph

A Strumigenys tigres é uma espécie de formiga descoberta em 2009, Apesar do seu tamanho — cada uma delas mede até 2 milímetros —, elas são consideradas tão ferozes e raivosas quanto um tigre.

Estas formigas andam com as duas pinças abertas, de modo que elas podem atacar e comer qualquer pequeno invertebrado que passe pelo caminho delas — e a velocidade da sua mordida é surpreendente, pegando as suas vítimas de surpresa.

....

Depois de conhecer animais tão interessantes, só podemos esperar que os órgãos responsáveis pela proteção deles realmente consigam realizar o seu trabalho. Além disso, você também pode começar a cuidar da natureza tomando pequenas precauções, como a reciclagem do lixo e a economia de papel.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: