Píton fêmea deu à luz seis filhotes sem ter tido um acasalamento
55
Compartilhamentos

Píton fêmea deu à luz seis filhotes sem ter tido um acasalamento

Último Vídeo

Thelma, um píton fêmea de 11 anos de idade que vive no Zoológico de Louisville, em Kentucky, Estados Unidos, deu à luz seis filhotes sem ter tido um acasalamento com um píton macho. Profissionais acreditam que essa é a primeira vez que acontece algo do tipo para animais dessa espécie.

Após vários testes de DNA, os pesquisadores afirmaram que Thelma é a única progenitora e que ela é virgem. “Nós não acreditávamos no que estávamos vendo. Tínhamos atribuído o fato a ela ter esperma armazenado, mas ainda está sendo pesquisado”, disse Bill McMahan, curador de animais ectodérmicos (bichos de sangue frio) do zoológico.

Não se espante!

Surpreendentemente, nascimentos desse tipo não são tão raros como nós pensamos. Muitos invertebrados, como insetos, podem ter sua prole assexuada, enquanto os outros animais, como os dragões de Komodo, tubarões-martelo e outras espécies de cobras também são conhecidos por já terem dado à luz sem acasalamento.

No entanto, essa é a primeira vez que foi registrado algo do tipo com um píton. Warren Booth, biólogo da Universidade de Tulsa, em Oklahoma, disse: “Pítons são uma espécie muito antiga. Nós só vimos isso em espécies mais novas de cobras”.

Partenogênese

Esse é o nome dado ao processo de reprodução sem um macho. Isso ocorre quando o corpo produz células conhecidas como corpos polares que se comportam como esperma em vez de morrer. Essas células podem se fecundar e criar a prole. A partenogênese ocorre por diferentes razões, muitas vezes devido à falta de machos presentes.

Isso pode ser visto como a principal razão pela qual Thelma, que foi criada com outras duas fêmeas, optou por se reproduzir dessa forma. No entanto, McMaham sugere que esse tipo de nascimento virginal também pode ter sido resultado de suas condições de vida no zoológico. “Thelma tem tudo o que precisa”.

“Eu a alimento com grandes refeições que chegam a ter 18 quilos de frango. Ela mora em um recinto maior do que o tamanho típico e há o calor de algumas almofadas. Estava tudo ótima para ela”, concluiu o curador.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.