7 fobias extremamente bizarras

04/06/2019 às 04:003 min de leitura

Todo mundo sente medo de alguma coisa, seja de barata, altura, avião ou de ladrão. No entanto, quando esses medos se tornam exagerados e fora de controle, eles passam a se caracterizar como fobias, podendo transformar a vida das pessoas que os sentem em verdadeiros pesadelos.

Alguns desses transtornos são bastante conhecidos, como é o caso da aracnofobia e da claustrofobia, por exemplo, mas também existem casos de medos mórbidos pra lá de estranhos. O pessoal do site LISVERSE publicou uma lista com essas fobias bizarras, e você pode conferir algumas delas a seguir:

1 – Medo de cozinhar

Fonte da imagem: pixabay

Coitados dos que sofrem desta fobia estranha, pois devem ser chamados de preguiçosos o tempo todo por aqueles que costumam pilotar o fogão. Chamada de mageirocofobia, esse medo bizarro pode ser bem mais sério do que parece, pois pode levar quem sofre dele a seguir uma dieta bem pouco saudável. Além disso, os mageirocofóbicos também podem se sentir extremamente intimidados por quem manda bem na cozinha.

2 – Medo de atravessar a rua

Fonte da imagem: pixabay

Imagine só, nos dias de hoje, as dificuldades enfrentadas por alguém que tenha pavor de atravessar a rua! E não só de atravessá-las, mas das próprias estruturas, sejam elas qualquer tipo de rua, estrada, travessias etc. O nome dessa fobia é agyrofobia, a qual apresenta diversos estágios de gravidade — mas, independente do grau, pode tornar a vida de quem sofre dela muito difícil nas cidades.

3 – Medo de demônios

Fonte da imagem: shutterstock

Este é um medo até compreensível, vai! Mas quem é diagnosticado com a demonofobia — como esta fobia é chamada — sofre de um pavor anormal e persistente de seres demoníacos. Assim, essas pessoas morrem de medo de perambular por lugares ermos e escuros, ouvir histórias de terror e correm de filmes sobre possessões e exorcismos, mesmo sabendo que a ansiedade que sentem é totalmente irracional.

4 – Medo de espelhos

Fonte da imagem: shutterstock

Tudo bem que nem sempre gostamos do que vemos quando nos olhamos no espelho, e há até quem tenha algumas superstições relacionadas a esses objetos. Contudo, algumas pessoas sofrem de um medo irracional de espelhos, e essa fobia é conhecida como eisoptrofobia. Ela está mais relacionada ao sobrenatural e ao pavor de ver espíritos ou outros seres refletidos no objeto, mas também pode envolver o medo de encarar a própria imagem.

5 – Medo de comer em público

Fonte da imagem: shutterstock

Neste caso, a fobia — também conhecida como deipnofobia — não é de simplesmente almoçar ou jantar em público, mas de ter que interagir com outras pessoas nessas ocasiões. Temos que admitir que algumas situações são complicadas mesmo, como ter que almoçar com o pai ciumento da namorada ou enfrentar jantares de família, mas as pessoas que sofrem desse medo simplesmente evitam a qualquer preço esse tipo de situação.

6 – Medo de se sentar

Fonte da imagem: pixabay

Existem inúmeras possíveis causas para esta fobia maluca, também conhecida como catisofobia. As pessoas que sofrem dela sentem um medo absurdo e irracional de se sentar, seja onde for, e a situação pode variar de inquietação forte a aversão mórbida. Além disso, em alguns casos, os catisofóbicos inclusive sentem grande ansiedade na hora de se deitar.

7 – Medo de bonecas

Fonte da imagem: pixabay

Tudo bem que existem alguns bonecos que são meio assustadores mesmo, e diversos filmes de terror e até lendas urbanas ajudaram a espalhar o medo a determinados brinquedos. No entanto, esta fobia, também conhecida como pediofobia, consiste na aversão a qualquer tipo de bonecos — incluindo manequins, robôs e fantoches —, e está relacionada à sensação de que esses objetos sejam seres com vida própria.

***

Obviamente, como você sabe, a lista de fobias existentes é enorme e cheia de medos insanos, e nesta matéria mencionamos apenas uma pequena fração das mais estranhas. E você, leitor, se lembra de mais fobias bizarras, diferentes das que descrevemos acima? Quem sabe você conheça alguém que sofre de alguma delas? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

*Publicado originalmente em 19/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: