Alien, é você? Conheça uma das plantas mais bizarras de todos os tempos

29/03/2014 às 07:431 min de leitura

Provavelmente, se você se deparasse com um negócio desses no meio do caminho, você pensaria em qualquer coisa, menos que se trata de uma flor. Mas não seja por isso, eu lhe apresento a Hydnora africana, uma espécie mais do que peculiar que costuma ser encontrada no sul da África.

Além do aspecto esquisito, o que faz com que essa seja uma das plantas mais bizarras de todos os tempos é que ela é uma parasita, ou seja, ela depende de outras plantas para sobreviver. Por esse motivo, seus caules e raízes são subterrâneos e apenas sua flor fica aparente.

Fonte da imagem: Reprodução/Flickr – Charles Stirton

Como se essa aparência não fosse curiosa o suficiente, a flor que se divide em três “pétalas” carnudas de tom alaranjado tem uma essência muito peculiar: fezes! Isso mesmo, as flores da Hydnora africana exalam um odor de fezes que não parece nada interessante para nós, mas que conquista alguns insetos – como besouros – que chegam até mesmo a passar algum tempo se alimentando por ali.

E esses insetos têm um papel fundamental na polinização da planta. Depois que a flor brota da terra, ela separa discretamente suas partes, formando orifícios que permitem a entrada dos insetos. Atraídos pelo cheiro, eles entram na flor e ficam ali se alimentando por tempo suficiente para que o pólen abundante da planta cubra seus corpos. Quando a flor termina de separar suas pétalas, eles saem e polinizam outras flores.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Tendo sido descoberta há muitos anos, a Hydnora africana foi primeiramente classificada como fungo devido a sua atividade parasitária, mas logo se descobriu que se tratava de uma planta com flores e frutos. Cada flor tem milhares de pequenas sementes e como alguns pássaros e mamíferos se alimentam dela, eles também ajudam a garantir a continuidade da espécie.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: