No mundo de Clarice

22/08/2011 às 11:562 min de leitura

Fonte: claricelispector.com.br

Não sei vocês, mas desde que me conheço por gente, eu leio. A paixão pelos livros começou com os clássicos infantis e aos poucos fui descobrindo novos autores, novas histórias.

Claro que passei por Harry Potter, Meg Cabot e Gossip Girl. Até que um dia tive o prazer de conhecer Clarice Lispector. A literatura deixada por ela conquista, independente do título que você escolher.

E ao conhecer a história da escritora, você se apaixona ainda mais pela sua obra. Quando tiver um tempo, dê uma lida nesta biografia. O livro é grosso (mais de 600 páginas!), mas vale a pena.

Porém, o que eu mais gosto na Clarice é que ela ainda atuava como jornalista. Usando pseudônimos (para não comprometer sua reputação de escritora) ela também se arriscou na imprensa para mulheres, em colunas com conselhos de beleza, elegância e cuidados com o lar (estamos falando de 5 décadas atrás...) para o público feminino.

Fonte: claricelispector.com.br

O que chama atenção nesses textos de Clarice é o que ela considerava ser mulher lá pelos anos 1960. Para ela, temos que ser bonitas, elegantes e inteligentes. Em resumo, isso significava cultivar a felicidade, a discrição e ir além da moda, não apenas seguindo o que as revistas dizem, mas refletindo e adequando cada “regra” à sua realidade.

E eu concordo com ela. Acho que podemos fazer muito mais do que passar horas no shopping e na academia. Um pouco de cultura (não só de livros, mas de jornais e revistas) não faz mal a ninguém. E quem opta pela discrição em alguns momentos, dificilmente desperta aquela famosa “vergonha alheia”.


Fonte: claricelispector.com.brAs colunas da escritora em sua aventura pelo jornalismo estão todas reunidas no livro Correio Feminino – sim, ele que inspirou o nome para o blog. E mesmo que muito dos conselhos não combinem nem um pouco com a loucura do século 21, vale a pena ler e se contagiar com a inteligência da (também) jornalista.

Fica então a dica de leitura: para aquelas que já cultivam o hábito, com certeza será prazeroso. E para as demais, será um ótimo começo.

Espero as dicas de livros de vocês pelo Twitter e pelo Facebook!

Boa semana =)

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: