São Paulo como você nunca viu

09/02/2012 às 06:212 min de leitura

Fonte: Divulgação/Bar do Museu

Dar um tempo na rotina, escapar para conhecer novos lugares, novos ambientes e ter novas experiências. Tudo isso é sempre uma boa pedida e, se você tem vontade de sair um pouco do roteiro padrão em São Paulo, sendo ou não da cidade, vai adorar conhecer dois dos lugares que tive o prazer de visitar na última vez em que estive por lá.

Era sexta-feira e as expectativas eram grandes. Assim como contei no último post, fui na companhia da Camila e agora a primeira parada da noite foi no Bar do Museu. O lugar tem mais de 30 anos, mas a história toda começou no ano de 1948. O bar fica na região central de São Paulo, mais precisamente em um prédio ao lado do Copan. Tudo no bar do museu é inusitado, desde sua história, o lugar em que ele está, até o ambiente e as formas de entrar lá.

Antes de chegar ao Bar do Museu, o mistério é grande: ele fica instalado na sobreloja de um prédio residencial. A entrada exige documentos e só pode ser feita até às 21h, fazendo do lugar uma ótima pedida para uma conversa antes de curtir a noite paulistana.

Ao entrar no bar, a primeira sensação é a de voltar no tempo. Nada de tecnologia. Tudo o que está ali provavelmente já fazia parte do local na década de 70. As paredes deixam exposto o clima de luxo decadente que percorre o ambiente.

Fonte: Leticia Moreira/Folhapress

O Bar do Museu surgiu com a Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da qual faziam parte Di Cavalcanti, Ulysses Guimarães, Jânio Quadros, entre outros. Décadas atrás, era possível cruzar com Chico Buarque nos corredores do Bar do Museu, mas com o passar do tempo e a diminuição na arrecadação de fundos por parte dos sócios, o lugar ganhou um novo estilo de administração, que mantem as histórias da AAMAM vivas.

Nas paredes, obras de arte, grande parte delas, originais. Nada de gravuras por aqui. No cardápio, o que reina são as bebidas, para acompanhar, queijos e frios. Clarice Berto é quem cuida do local e recebe os clientes como se fossem velhos amigos, com muita educação e cordialidade. A música completa o ambiente, com sons também de décadas atrás. Confesso que saí do lugar um pouco atordoada: os primeiros momentos foram um misto de surpresa com a sensação de voltar no tempo, já que nada ali indica que estamos em pleno século XXI.

Para fechar a noite, partimos para a Rua Augusta, região recheada de bares alternativos e novas propostas em termos de casas noturnas. Nosso destino era o Caos, mais um bar com uma experiência inovadora: durante o dia, o lugar é uma loja de antiguidades. Ali, você vai dançar com centenas de brinquedos antigos à sua volta. Se quiser, ainda pode comprar qualquer item, já que todos estão à venda. Música eletrônica dos anos 70 e 80 é o que rola por ali. Se quiser conferir o lugar, você vai pagar R$ 40 de entrada e os drinks tem preço médio de R$ 30.

Bar do Museu: Av. Ipiranga 318/324, bloco C Sobreloja. Tel. (11) 3259-0157.

Caos: Rua Augusta, 584 - Consolação. Tel (11) 2365-1260.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: