Um cházinho por favor

29/02/2012 às 17:292 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Para qualquer mal, seja ele do corpo ou da alma, sempre existe um chá de alguma erva que é capaz de curá-lo, pelo menos de acordo com as pessoas mais velhas, que sempre têm uma receitinha infalível, usando algum ingrediente, água quente e certa dose de fé.

Eu sou uma pessoa que adora chá de vários tipos. Adquiri o hábito com a minha mãe, que sempre foi fã de chás. Com isso eu passei a tomar chá de noite desde muito nova, mesmo sendo alvo de “bullying” de algumas amigas que falavam que isso era coisa de gente idosa. E daí? Tomar um cházinho é gostoso e reconfortante, principalmente quando o tempo esfria.

Além do efeito “curativo” para alguns males, o chá era usado em cerimônias especiais dos nossos ancestrais do oriente, sendo que a bebida teve origem há mais de 5 mil anos na China. Mas eu vou dar uma resumidinha para vocês. Diz a lenda que no ano 2737 a.C. o imperador chinês Shen Nung e a sua corte fizeram uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber e cozinhar, algumas folhas de um arbusto caíram no recipiente com água fervente, produzindo um líquido de tonalidade acastanhada. O imperador experimentou a bebida e gostou.

Fonte: Thinkstock

O hábito tomou conta da China e logo se espalhou para o Japão, onde a cerimônia do chá é realizada cercada de muito respeito e tradições até hoje. A partir daí o mundo ganhou o costume, que também foi muito disseminado no Reino Unido, onde o chá das cinco (introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa que se casou com Carlos III da Inglaterra) é sagrado para a população.

Atualmente, existe uma variedade incrível de chás, desde nas prateleiras de supermercados, feirinhas, lojas de produtos naturais até às casas especializadas em chás gourmet. E era aí que eu queria chegar.

Os chás viraram alvos de uma nova tendência gastronômica. E essa uma moda muito saudável, diga-se de passagem. Casas especializadas em chás gourmet estão surgindo a cada dia, oferecendo uma grande diversidade da bebida, além de comidinhas gostosas para acompanhar e acessórios para o preparo do chá. Nesses lugares é possível encontrar mais de 200 tipos de chás, entre brancos, verdes, mate, pretos, de frutas e de flores.

Fonte: Thinkstock

São opções que vão desde um simples mate até chás importados mais caros. Chás gelados aromatizados com frutas ou especiarias também entram no cardápio. Entretanto, o que vale é que essa nova moda tem feito com que as pessoas se aproximem mais para um momento gostoso, escolhendo chás diferentes, experimentando sabores, adquirindo um hábito saudável e confraternizando de uma forma diferente.

Se você também gosta de chá ou quer experimentar algumas variedades gourmet, que tal conhecer algumas das casas abaixo? Elas já estão na minha lista!

São Paulo

A Loja do Chá - Tee Gschwendner
Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h Às 22h; domingo, das 14h às 20h.

The Gourmet Tea
Rua Matheus Grou, 89, Pinheiros
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h.

Ó-Chá Tea Room
Rua Estados Unidos, 445, Jardins
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h.

Talchá
Shopping Pátio Higienópolis
Avenida Higienópolis, 618
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h.

Curitiba

The Kettle[br">Alameda Prudente de Morais, 836 - Mercês
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 14:00 às 21:00 horas.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: