Cupcakes veganos

09/08/2012 às 11:123 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Ultimamente, tenho pensado bastante sobre a minha alimentação. E essa reflexão tem me levado a fazer algumas mudanças que eu acredito que serão positivas. Antes de qualquer coisa, é importante levar em consideração que eu convivo há bastante tempo com um vegetariano.

Logicamente, isso fez com que o meu consumo de carne – que já era pequeno – diminuísse bastante. Junto com isso, começamos a questionar a importância do leite na nossa alimentação e, aos poucos, estamos reduzindo esse consumo e procurando trocas mais saudáveis.

Juntando todos esses fatores, a saída mais óbvia é que eu fosse parar no veganismo – a dieta que não consome carne e nenhum derivado de animal, incluindo leite e ovos. Então, enquanto estava de férias, aproveitei para fazer alguns experimentos culinários veganos e vou compartilhar um dos que deu certo e fez mais sucesso: os cupcakes.

Acho que também vale dizer que eu gosto muito de cupcakes! É a combinação de uma porção perfeita de bolo com uma cobertura deliciosa e uma aparência sedutora que ganham o meu coração. Por isso, eu já tinha tentado fazer alguns em casa. Eles até ficaram bonitos e saborosos, mas certamente poderiam ficar muito melhores.

Primeira tentativa: cupcakes veganos confeitados com nozes, castanhas-do-pará e confeitos de açúcar.
Fonte: Fabrízia Ribeiro

Foi até que encontrei essa receita de cupcakes veganos e o resultado foi incrível. Confesso que uma das primeiras coisas que pensei – e acho que muita gente tem a mesma opinião sobre a alimentação vegana – é que os bolinhos não seriam saborosos. Ledo engano! Me surpreendi muito com a textura e o gosto da massa e todos que comeram não acreditavam que a receita não levava ovos ou leite.

Outra grande vantagem é que a massa assa muito rápido. Fiquei controlando o tempo do forno e, mesmo assim, deixei passar um pouquinho do ponto na primeira fornada que fiz. Obviamente isso vai depender de cada forno, mas a receita que eu costumava preparar precisava de uns 30 minutos para ficar assada e a preparação vegana está pronta em 10 ou 12 minutos.

Os bolinhos crescem bastante, ficam bonitos, não murcham e não são tão gordurosos quanto outros cupcakes que eu já fiz e provei. Então, agora que eu já listei as 382 mil vantagens dos cupcakes veganos, aqui vai a receita traduzida que eu tirei desse site aqui.

Cupcakes veganos

Ingredientes da massa

  • 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar (eu uso meia porção de açúcar cristal orgânico e meia porção de açúcar mascavo)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal (eu uso sal marinho orgânico)
  • 1 xícara de leite de soja
  • ½ xícara de óleo de canola (ou de milho, girassol etc)
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de vinagre branco ou de maçã

Modo de preparo da massa

Comece preaquecendo o forno a 180° e forre a forma de cupcakes com as forminhas de papel.

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio e sal) com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone. Em outra tigela grande, mistura todos os líquidos (leite de soja, óleo, essência de baunilha e vinagre) também com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone.

Em seguida, despeje a mistura líquida dentro da tigela com os ingredientes secos. Suavemente, misture tudo para conseguir uma massa de textura homogênea. Essa preparação dispensa o uso de batedeira, pois a massa não pode ser batida com força. Por isso, faça movimentos circulares leves e pare de mexer assim que os ingredientes estiverem plenamente combinados.

Depois, com o auxílio de uma colher de sorvete, encha as forminhas de papel com a massa. Leve ao forno por 15 a 18 minutos (conforme manda a receita original), ou até que truque do palito de dente funcione e indique a massa está assada. Deixe os bolinhos esfriarem e depois confeite.

Segunda fornada: massas de cacau com nozes e decoração de ganache vegano e nozes.
Fonte: Fabrízia Ribeiro

Já que o objetivo era fazer cupcakes totalmente veganos, improvisei uma cobertura de ganache de chocolate. O único cuidado que deve ser tomado é na hora de escolher o chocolate que, logicamente, não pode conter leite. Procurando em blogs veganos, descobri que as versões meio amargo da Garoto e da Arcor não levam leite em sua composição. A Cacau Show também comercializa algumas versões sem lactose. Aqui vai a receita da cobertura:

Ganache vegano

Ingredientes da cobertura

  • 1 barra de chocolate sem leite
  • 1 e ½ caixinha de creme de soja (substituto ideal para o creme de leite)
  • Confeitos coloridos de açúcar

Modo de preparo da cobertura

Quebre o chocolate em quadradinhos e leve ao fogo em banho-maria. Mexa com o auxílio de uma espátula de silicone até que derreta completamente. Retire o chocolate do fogo e adicione o creme de soja em temperatura ambiente. Misture gentilmente até que os ingredientes se incorporem e deixe esfriar.

(Aqui, você pode facilitar o processo e utilizar uma batedeira para deixar o ganache mais consistente e mais prático para confeitar. No entanto, nada que um fouet e um pouco de empenho não resolvam!)

Com o auxílio de um fouet, bata o ganache como se estivesse fazendo claras em neve. Em seguida, leve a mistura para a geladeira por alguns minutos. Siga alternando entre bater e mistura e refrigerá-la até achar que o ganache está com uma consistência firme e ideal para confeitar.

Coloque o ganache em um saco de confeiteiro com o bico decorativo de sua preferência e confeite o bolinho. Em seguida, salpique alguns confeitos de açúcar e pronto!

O vídeo acima traz ótimas ideias de como decorar seus cupcakes. Os bolinhos podem ser guardados por 2 ou 3 dias na geladeira. O processo todo parece complicado, mas, para quem gosta de cozinhar, é incrível ver cada um dos bolinhos tomando forma. Melhor ainda é receber os elogios depois!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: