Fuja do efeito sanfona

31/08/2011 às 15:403 min de leitura

Depois de longos meses de esforço e restrições para perder aqueles quilinhos a mais, você se decepciona ao ver o ponteiro da balança subir novamente. É difícil encontrar uma mulher que nunca tenha sofrido com isso.

O efeito sanfona é o que caracteriza essa oscilação de peso. E um estudo comprovou o quanto ele é comum: após ser submetido a uma dieta altamente restritiva, o corpo tende a engordar, em média, 2 quilos.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque é uma forma de defesa do organismo, que sente a falta dos nutrientes e torna o metabolismo lento. Assim, manter o peso conquistado acaba sendo um desafio muito maior que seguir a dieta.

A solução seria encarar as mudanças na alimentação como algo natural e permanente. Nesse processo, a velha receita de aliar um cardápio saudável à prática de atividade física continua a ser a melhor maneira de entrar naquele sonhado jeans por muito tempo.

O tipo de regime faz a diferença

Uma das principais causas do efeito sanfona é o tipo de dieta escolhido para mandar os quilinhos extras embora. Todos os cardápios que prometem milagres, em geral, trazem mais prejuízos que vantagens à saúde. Especialistas recomendam que não sejam perdidos mais de 10% do seu peso por mês.

Do contrário, além do efeito ioiô, ainda é provável que outros problemas apareçam, como alterações de pressão, anemia, gastrite e osteoporose.

Os remédios para emagrecimento são outros vilões, principalmente quando o tratamento não tem o acompanhamento médico. Além de não trazerem um emagrecimento duradouro, eles ainda podem ocasionar danos irreparáveis à saúde.

A dica é fugir dos regimes radicais, que restringem alimentos de determinados grupos, ou ainda aquelas dietas milagrosas que várias revistas sugerem, como a da sopa, da lua etc.

Assim, o melhor caminho é a reeducação alimentar. A ideia é manter uma alimentação equilibrada que possa ser seguida pelo resto da vida. Apesar de o emagrecimento ser mais lento, aproximadamente 1,5 quilo por semana, o resultado com certeza irá durar por mais tempo.

E a boa notícia é que não será preciso restringir nada em excesso, apenas aquelas refeições que todas as mulheres devem evitar, independente da forma física: embutidos, fast food, refrigerantes, sal e açúcar.

Outro truque que funciona é fazer um pouco a cada dia para se manter no peso ideal. Confira algumas das boas práticas diárias para você fazer as pazes com a balança.

Um passo de cada vez

Depois de um longo período de restrição alimentar, provavelmente você já terá adquirido alguns hábitos saudáveis. Mas sempre há quem insista em ignorar o café da manhã para tentar manter o peso, o que é um erro.

O desjejum é a refeição mais importante do dia, pois repõe as energias que foram perdidas durante o sono. Assim, opte por um cardápio rico em proteínas no começo da manhã. Pesquisas já comprovaram que isso faz com que a sua fome durante o dia diminua consideravelmente.

Outra dica é não ficar muito tempo sem comer. Fazer pequenas refeições a cada três horas ativa o metabolismo e ainda diminui o número de calorias ingeridas diariamente.

Hidratar o corpo também é fundamental. Tente beber um copo de água a cada hora, sem se esquecer de consumir chás de folhas verdes, principalmente após as refeições. Eles também estimulam o corpo a trabalhar mais rápido, aumentando o gasto das energias.

Os legumes, verduras e frutas deverão fazer parte do seu cardápio para sempre. Assim, no restaurante por quilo ou mesmo em casa, não os deixe de fora do seu prato. Ricos em fibras, esses alimentos regulam o funcionamento do intestino, evitam o inchaço e diminuem a fome.

Mas não vale usar o sal para deixar as verduras mais atraentes. O sódio não deve estar presente em grandes quantidades no seu cardápio, já que ele não prejudica apenas o emagrecimento, mas também a saúde, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Ficar atenta à ansiedade também é fundamental para quem deseja fugir do efeito sanfona. O stress do dia a dia pode fazer você correr para a geladeira ou então se render ao prazer de comer uma barra de chocolate sozinha. O resultado, todas já conhecem.

A ansiedade faz com que o consumo de gorduras e doces aumente o que, na verdade, deveria ser evitado. Se estiver difícil se controlar, fique de olho na balança. Ao ver o ponteiro subir, acione o alerta vermelho.

Grupos de ajuda como o “Vigilantes do Peso” podem ajudar você a aliviar um pouco da tensão com o emagrecimento, já que todas que estão lá passam pelo mesmo problema e conversam sobre isso nas reuniões. Outra opção, com mais privacidade, é procurar a ajuda de um psicólogo.

No entanto, talvez não seja preciso ir tão longe. Praticar esportes, além de ajudar a manter o peso, ainda ajuda a relaxar e proporciona uma inconfundível sensação de bem-estar.

Descubra aquilo que você mais gosta e reserve um tempo para queimar as calorias de um jeito prazeroso. Essa é a melhor maneira de manter o efeito ioiô longe de você.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: