É possível emagrecer sem passar fome

13/10/2011 às 14:154 min de leitura

O desejo que muitas mulheres têm de conseguir afinar a cintura sem passar fome pode se transformar em realidade. Nem sempre é preciso apelar para uma dieta altamente restritiva para emagrecer alguns quilos. Simples mudanças de atitudes do seu dia a dia fazem a diferença para você desinchar e, inclusive, eliminar o acúmulo de gordura.

Afinal, silhueta em ordem não precisa ser sinônimo de passar fome. O funcionamento do intestino, as escolhas nas refeições, a quantidade de água que o corpo recebe e o ritmo do metabolismo (que pode ser estimulado) também influenciam no que aparece na balança.

Para emagrecer de forma saudável, ficar sem comer não adianta. O segredo é prolongar a saciedade optando pelos alimentos certos e fazer pequenas refeições durante todo o dia.

Confira os truques simples para deixar você pronta para o verão - sem sofrimento.

Acelere o metabolismo

Se o ritmo em que o seu corpo trabalhar estiver muito lento, isso pode comprometer qualquer dieta. Fatores como peso, idade, sexo e atividade física fazem a diferença no funcionamento do metabolismo, mas sempre é possível acelerá-lo para derreter as gordurinhas.

A dica é comer várias vezes ao dia, fazendo pelo menos seis refeições diárias. Há especialistas que defendem que comer de 3 em 3 horas faz com que você sinta menos fome nas refeições principais, além de outros benefícios, já que em porções menores o alimento será processado com mais eficiência pelo corpo.

Assim, o gasto calórico do organismo será maior e você se sentirá com mais energia e menos ansiedade. No entanto, não vale confundir o cardápio do lanchinho. Esse não é o momento de aproveitar para degustar bolachas recheadas, salgadinhos ou sanduíches gordurosos. É preciso comer pouco, escolhendo entre frutas, iogurtes ou pão integral com queijo branco para aliviar a fome.

É importante ressaltar que o metabolismo acelerado não é desculpa para fazer um prato maior no almoço ou jantar. Na hora de se servir, componha 25% do prato com proteínas magras (peixe ou frango, por exemplo), 50% de carboidratos, verduras e legumes (de preferência, integrais), além de gordura boa, como o azeite, nos 25% restantes.

Para prolongar a saciedade durante as horas seguintes, escolha um lugar calmo para se alimentar, onde você possa prestar atenção naquilo que está comendo. Assim, quando o prato estiver acabando, já será possível sentir a sensação de saciedade, que o cérebro demora até 20 minutos para reconhecer.

Invista em alimentos naturais

Todas sabem que consumir frutas, legumes e verduras é fundamental para qualquer dieta. E um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou os benefícios desses alimentos. Segundo os pesquisadores, pessoas que ingerem duas porções de frutas por dia tendem a acumular menos gordura que as que consomem menos.

Além disso, comer frutas antes da refeição diminui em até 15% o consumo calórico, já que as fibras tendem a saciar mais o corpo e ainda evitam os picos de glicose que geram a fome.

Consumir alimentos naturais também ajuda a manter o equilíbrio do organismo. Isso porque eles são fonte de vitaminas e sais minerais importantes. É possível encontrar nesses alimentos ômega 3, ácidos graxos, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C. Esses componentes auxiliam no combate ao acúmulo de gordura abdominal e favorecem a perda de peso.

A dica é ingerir cinco porções de alimentos naturais por dia, distribuídas nas refeições principais e lanches. A quantidade de comida vai variar de acordo com a sua escolha: é possível optar entre uma maçã, duas ameixas ou meio mamão papaia, por exemplo.

A importância das proteínas

Substituir gordura por massa muscular (ou magra) é o desejo de muitas mulheres, já que os músculos aceleram o metabolismo naturalmente, pois precisam de mais energia durante o dia. Para isso, consumir 0,8 grama de proteína para cada quilo do seu peso é fundamental.

Pesquisas comprovam ainda que quem consome três porções do nutriente por dia tem uma propensão menor a engordar e favorece a multiplicação dos músculos. Estudos revelam também que ele pode auxiliar na perda de peso se consumido logo pela manhã: pessoas que começaram o dia ingerindo uma omelete emagreceram 65% mais do que aqueles que preferiram os pãezinhos.

Não ignore o café da manhã

Muitas pessoas já estão acostumadas a sair de casa sem nada no estômago e não aceitam a possibilidade de uma mudança de hábitos. E aí pode estar o motivo do acúmulo de gordura no corpo ao longo dos anos.

Ao acordar, o organismo está sem combustível e os músculos, famintos. Assim, ao ignorar o desjejum, seu metabolismo irá desacelerar e a fome tende a apertar no fim do dia, quando você deveria comer menos. Por isso, pular o café da manhã representa um aumento de 450% no risco de obesidade.

Portanto, se você não consegue se alimentar nas primeiras horas da manhã, tome ao menos um copo de leite desnatado, que é rico em cálcio, nutriente que favorece a queima de gordura.

Aquelas que sentem fome logo cedo podem aproveitar a oportunidade para ingerir 25% das calorias diárias e, dessa forma, sentirem-se saciadas por mais tempo ao longo do dia. É importante combinar proteínas com grão integrais, frutas e gorduras saudáveis. As sugestões de cardápio variam, mas incluem pão integral, queijo branco, requeijão, maçã, mamão, entre outros. É só usar a criatividade.

Combine boa alimentação com atividade física

Quem malha realmente pode comer mais. Porém, o que faz a diferença nessa equação é a escolha dos alimentos, ou seja, passar uma hora na esteira para poder se render a uma barra de chocolate não adianta nada.

Experimente fazer um lanche com proteína e carboidratos um pouco antes do treino e outro logo após a malhação. Esse hábito acelera o crescimento e a recuperação dos músculos, além de abastecer o corpo e evitar o acúmulo de gordura.

Com o organismo abastecido e o metabolismo acelerado pela atividade, a queima de gordura continuará em alta ao longo das 24 horas seguintes.

Coma mais e emagreça

Você já deve ter ouvido falar que, para ser magro, é preciso pensar como tal. E é baseado nessa tese que o médico americano Howard Shapiro lançou o livro "Picture Perfect Weight Loss".

O conceito da publicação é que os gordinhos, em geral, preferem consumir pequenas porções daqueles alimentos que são verdadeiras bombas calóricas em vez de encher o prato com opções saudáveis. O resultado é o aumento do peso constante.

Assim, o que o especialista sugere é comer mais, porém, de forma mais saudável. Em resumo, você substitui as calorias das gostosuras pela mesma quantidade, mas em montanhas de frutas, verduras e carboidratos integrais.

A dica é evitar consumir um volume enorme de calorias em alimentos pequenos. Você não precisa abrir mão da comida, apena escolher melhor. Por exemplo: um croissant folhado grande com três fatias de queijo prato pode ser substituído por dez fatias de pão de forma light, sete fatias e meia de queijo light, além de muitas folhas de alface e fatias de tomate.

Como ninguém conseguirá comer tanto (ao contrário da primeira opção, que é bem reduzida), o consumo calórico será menor – e a saúde agradece.

E parece que a tese do médico tem convencido as pessoas, tanto que ele já vendeu mais de 1 milhão de livros. Trata-se de uma dieta visual, em que o cérebro não irá se importar de trocar uma barra de chocolate por quilos de verduras, frutas e até mesmo pães.

A proposta é que as pessoas aprendam a acertar nas escolhas, trocando o pouco que engorda pelo muito que faz bem à saúde.

E você, está pronta para escolher bem os alimentos para chegar ao verão?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: