Suplementos: saiba qual deles é melhor para você

17/10/2011 às 10:373 min de leitura

Comer bem e manter uma boa rotina de exercícios pode ser o suficiente para quem quer estar sempre saudável e ter um corpo bonito. Ainda assim, todo mundo está sujeito às variações hormonais ou então ter algum tipo de desequilíbrio entre o consumo e a queima de gorduras. Há quem consiga lidar bem com esses níveis sem precisar complementar nada. Entretanto, sempre existe o outro lado da história.

É aí que entram os suplementos alimentares. Eles servem justamente para ajustar possíveis disfunções alimentares, então acelerar processos de queima de gordura, firmar a pele e ganhar mais músculos. As diferenças deles são bastante visíveis e cada um age de um jeito diferente no seu organismo. É por isso que se deve ter cuidado ao ingerir estes compostos, que acabam se comportando como “drogas” no seu organismo.

Outra informação importantíssima para quem está pensando em começar a usar os suplementos é a indicação. Apesar de os personal trainers serem os maiores aconselhadores nessas horas, quem tem “carta branca” para fazê-lo são os médicos e nutricionistas. Depois de fazer os seus exames e descobrir o que precisa melhorar, já pode pedir suplementos aos especialistas, caso seja necessário.

Queimar, queimar e queimar

Destruir aquelas gordurinhas é o sonho de muitas mulheres. Ainda assim, este é um processo que costuma levar algum tempo, especialmente para as gorduras da região do abdômen e coxas. Para isso, você pode investir em exercícios que trabalhem essas áreas e, se assim for recomendado pelo seu médico ou nutricionista, começar a utilizar termogênicos.

As cápsulas de termogênico costumam estar recheadas de cafeína, óleo de cártamo e em alguns casos, efedrina. Esse tipo de suplemento alimentar acelera o metabolismo e com isso, aumenta a queima de gorduras no corpo, fazendo com que você gaste mais energia e tenha mais disposição para fazer exercícios.

Os termogênicos costumam “despertar” quem o toma, especialmente nos casos de cápsulas de sinfedrina e cafeína. As duas substâncias não têm nenhum tipo de proibição, como acontece com a efedrina. Ainda que a efedrina seja mais poderosa, pode causar uma série de problemas cardíacos.

Seu uso pode acarretar ataques cardíacos e arritmias graves, além de comprometer a estabilização da pressão arterial. Por isso, ela foi proibida nos Estados Unidos e também no Brasil. Além disso, alguns estimulantes podem causar insônia e ansiedade.

Ganhar massa e definir músculos

Ficar com a barriga lisinha, braços e pernas bem torneados também é parte do sonho do corpo perfeito. Para isso, você poderá recorrer à famosa proteína extraída do soro do leite (whey protein). Ela ajuda a amenizar o desgaste pós-malhação e quando acrescida de aminoácidos como a valina, leucina e isoleucina (BCAA), tem-se uma boa constituição das fibras musculares. Além disso, as proteínas costumam fornecer aproximadamente 100 calorias por porção.

Entretanto, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a sua whey protein. Algumas delas têm altas concentrações de creatina, o que resulta em maiores retenções de líquido, o que é um desastre para qualquer mulher. Por isso, observe muito bem a concentração desse componente.

As proteínas desse tipo devem ser combinadas com uma alimentação balanceada, afinal uma boa rotina de exercícios físicos exigirá uma média de 90 a 120 gramas de proteínas diárias para manter seu organismo sempre saudável. Outra dica importantíssima é procurar ingerir essa proteína suplementar apenas nos dias em que vai praticar exercícios físicos para que não haja nenhum acúmulo.

Pele sempre firme e sem rugas

A firmeza da pele é resultado de uma boa concentração de colágeno no seu organismo. É ele o responsável por manter as rugas e celulites bem longe. Além disso, essa substância ainda ajuda a deixar seus músculos mais fortes, proteger articulações e ainda faz bem para os cabelos e as unhas. Ao longo do tempo o organismo tende a diminuir a produção de colágeno. Aos 50 anos de idade, o corpo só produz 35% do que é necessário para continuar sem rugas ou outras imperfeições.

Se você não quer recorrer a tratamentos estéticos como a injeção de colágeno, pode consumi-lo em pó. As quantidades variam de acordo com o seu tipo físico, porém não devem ultrapassar os 10g diários. Se consumida em exagero, a proteína pode prejudicar o funcionamento dos rins e acumular calorias desnecessárias.

O colágeno pode ajudar no controle da sua fome. Portanto, prefira ingeri-lo pouco antes das refeições. Assim você evitará aquela sensação de que “comeria o mundo” e faz o seu prato só com o que realmente será consumido. Outra fonte interessante de colágeno são os “aliméticos”. As bebidas e “docinhos” são ricos nessa proteína e ainda podem ser beliscados durante o dia.

E os shakes emagrecedores?

Substituir refeições por shakes pode ser um pouco perigoso se o “autocontrole” não é o seu ponto forte. É preciso lembrar-se de que essas bebidas costumam ter cerca de 300 calorias, o que representa metade da quantidade calórica de uma refeição completa. Portanto, se você vai começar a tomar shakes, comece a cortar alimentos que são conhecidos por terem muitas calorias.

Existem shakes que ajudam em processos importantes do seu organismo como a desintoxicação, equilibrar hormônios, diminuir a absorção de gorduras ou ainda reduzir a fome. Mesmo assim, fazer uma dieta apenas bebendo shakes não significa que você irá emagrecer com saúde. Procure substituir aquela refeição em que você comeria mais por um shake e mantenha as outras.

Vale lembrar que os shakes são industrializados e possuem substâncias como conservantes e corantes. Por isso, não exagere no seu consumo. Procure sempre a ajuda de um médico ou nutricionista antes de inserir qualquer tipo de suplemento alimentar na sua dieta, afinal você sentirá as consequências imediatas do que está no seu corpo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: