Pílula de manga promete ser a nova solução para emagrecer

10/01/2012 às 12:152 min de leitura

Fonte: Thinkstock

O TodaEla já falou sobre a importância de manter a manga no cardápio para manter a silhueta enxuta, combater o envelhecimento e ainda fortalecer o sistema imunológico. Mas uma espécie da fruta bem específica, que por enquanto só pode ser encontrada na África, promete ser uma solução ainda mais poderosa para quem colocou o emagrecimento como meta para 2012.

A manga africana, ou Irvingia gabonenses, começou a surgir no Brasil em forma de pílulas, por mais que elas ainda não tenham sido registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, o tratamento ainda não é considerado totalmente seguro.

No entanto, estudos de universidades africanas têm inspirado cada vez mais farmácias de manipulação e revendedores de artigos estrangeiros a colocar na internet anúncios para comercialização dos comprimidos feitos com o extrato da semente da fruta.

Fnte: ThinkstockA promessa é de que produto leve ao emagrecimento fácil, rápido e seguro, já que boa parte das pesquisas conseguiram bons resultados nesse sentido. Uma delas, realizada por professores da Universidade de Iundé (capital da República de Camarões) e publicada no periódico internacional “Lipids in Health and Desease”, analisou o comportamento de 102 pessoas durante 10 semanas.

Metade delas ingeriu a pílula da manga africana, enquanto o segundo grupo consumiu placebo. O diferencial é que nem os pesquisadores ou os participantes sabiam quais eram os comprimidos reais. Ao fim do período, aqueles que tomaram as 150 miligramas diárias do extrato eliminaram aproximadamente 10 quilos, 13 centímetros de cintura e ainda diminuíram o colesterol em 26% e em 22% o índice de glicose no sangue.

Porém, ainda não é possível afirmar se o tratamento é totalmente seguro. Isso porque o estudo teve um grupo controle pequeno e um período curto para análise dos efeitos colaterais. Outra pesquisa da República de Camarões, de onde a fruta é exportada, comprovou que a ingestão da substância pode causar dor de cabeça, insônia e flatulência.

Assim, por enquanto, vale a pena continuar a apostar na reeducação alimentar para mandar os quilinhos a mais embora. E comer manga, com moderação, pode até ajudar, pois ela é rica em fibras e prolonga a saciedade. Mas até que se comprove o contrário, ela não faz milagres.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: