Artes/cultura
30/10/2012 às 06:55•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Recentemente, o TodaEla publicou um estudo que defendia que deixar de tomar o café da manhã pode fazer você comer mais durante o dia. Porém, uma pesquisa da Universidade de Glasgow divulgada nesta semana vai de encontro a essa ideia: para os especialistas, pular o desjejum e ir direto malhar vai fazer você perder mais peso.
De acordo com o estudo britânico divulgado pelo Daily Mail, se exercitar antes da primeira refeição tem resultados mais efetivos para eliminar os pneuzinhos. Isso porque, dessa forma, o corpo tende a buscar energia nos estoques de gordura (que são os que queremos eliminar com a dieta), além de reduzir as gorduras que ficam depositadas nas artérias.
Para comprovar os benefícios da malhação em jejum, os pesquisadores contaram com a participação de 10 voluntários do sexo masculino, que fizeram três visitas ao laboratório do Institute of Cardiovascular and Medical Sciences, localizado na universidade.
Todas as vezes, eles receberam o café da manhã. Porém, na primeira visita eles não fizeram nenhum exercício, enquanto na segunda, eles caminharam por uma hora antes do desjejum. Já na terceira, a malhação aconteceu uma hora depois da refeição.
O resultado foi que, no dia em que a caminhada aconteceu antes do café da manhã, a queima de gordura foi 33% maior que no exercício praticado depois de comer. Os índices de gordura no sangue também tiveram maior queda nessa situação.
Os especialistas responsáveis pelo estudo ressaltam, no entanto, que não se pode exagerar na malhação em jejum. Segundo eles, o corpo tem reservas suficientes para até, no máximo, duas horas de treino. Assim, vale consultar um profissional da área antes de investir nessa ideia para obter um resultado certeiro.