Para emagrecer, obesas devem comer apenas três vezes ao dia

20/12/2012 às 13:461 min de leitura

Crédito: Thinsktock

A maior parte das dietas modernas defende que para favorecer o emagrecimento é preciso comer de três em três horas, mantendo assim o metabolismo ativo. Porém, um novo estudo contraria essa regra e afirma que, no caso das mulheres obesas, o melhor é comer refeições maiores apenas três vezes ao dia.

A descoberta divulgada neste mês no jornal Obesity foi realizada pelo estudante Tim Heden, da Universidade de Missouri. Ele acompanhou um grupo de mulheres obesas em dois períodos de 12 horas por dia. De acordo com o site Everyday Health, todas consumiram 1.500 calorias, sendo que algumas distribuídas em três refeições ao longo do dia e outras distribuídas em seis refeições.

Para acompanhar o comportamento do organismo aos diferentes estímulos, a cada 30 minutos os níveis de açúcar e gordura no sangue eram medidos, sendo que o grupo que fez apenas três refeições ao dia teve uma redução mais significativa nos níveis de gordura.

A notícia é boa não apenas para o emagrecimento, mas também para o aspecto da prevenção de doenças. Com a diminuição do nível de gordura no sangue, o risco de doenças cardíacas também será menor.

Para os pesquisadores, o resultado positivo é possível porque, para as obesas, é mais fácil levar uma dieta adiante quando é permitido comer mais em cada refeição, por mais que isso aconteça menos vezes ao dia. Isso porque, ao comer de três em três horas, a tendência a exagerar nos lanchinhos é maior.

O estudo foi motivado pela falta de comprovações científicas para o fato de que comer mais vezes ao dia mantém o metabolismo acelerado. Para quem tem dificuldades de seguir essa recomendação, a pesquisa de Heden pode ser a solução do problema.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: