13 destaques da evolução da Barbie no decorrer do tempo

12/10/2018 às 03:003 min de leitura

Presentes em milhões de baús e prateleiras de brinquedos pelo mundo afora, as bonecas Barbie são um dos símbolos mais clássicos da infância da garotada. Ela fez a diversão de inúmeras gerações de garotas e, ainda hoje, acredite, permanece sendo um dos presentes mais esperados na base do pinheiro de Natal.

As tendências ditadas pela moda e pelos costumes da sociedade norte-americana foram os motores da sua história de sucesso. Sempre antenada, uma de suas maiores qualidades foi, certamente, saber incorporar as transformações que traziam os novos tempos.  

Para contar um pouco da história da melhor amiga de muita gente, selecionamos imagens e vídeos que revelam um pouco da sua trajetória de sucesso. Confira!

1. Barbie Vintage Ponytail (1959-1966)

Estes foram os primeiros modelos da Barbie a serem produzidos. A aparência pálida desta geração se devia ao fato de a maioria delas não ser pintada. Por sua raridade, atualmente, muitos colecionadores se engalfinham para adquirir um de seus poucos exemplares.

2. Barbie Vintage Bubblecut (1961-1967)

Ícone de beleza para a mulher norte-americana da década de 1960, a primeira-dama Jackie Kennedy também influenciou uma geração de bonecas Barbie. O corte de cabelo da esposa de John Kennedy, mais conhecido como “bubblecut”, podia ser visto na cabeça da mãe, da filha e das filhinhas feitas de plástico.

3. Fashion Queen Barbie (1963)

Antenada e estilosa, a Barbie dos anos 1960 não fugia das tendências da época: três elegantes perucas que acompanhavam o brinquedo permitiam que o visual da boneca fosse alterado ao gosto da sua dona.

4. Barbie Vintage Miss (1964)

Pernas dobráveis e olhos que piscavam: o ano de 1964 foi revolucionário para o corpo da Barbie.

5. Barbie Malibu (1971)

O sol raiou na praia da Barbie no começo da década de 1970. A Barbie Malibu refletia um estilo de vida mais despreocupado, numa época em que o corpo bronzeado passou a figurar como padrão de beleza.

Confira a propaganda da Barbie Malibu, veiculada em 1971. No comercial, é mencionado ainda o trailer da boneca, que era vendido separadamente.

6. Barbie Superstar (1977)

Embalado pelo glamour e pela extravagância da Era Disco, o look da Barbie na segunda metade dos anos 1970 contava com cintilantes vestidos fúcsia. Foi também a primeira vez que um sorriso apareceu em seu delicado rostinho.

7. Barbie Great Shape (1983)

No começo dos anos 1980, esta Barbie superfitness chegou às prateleiras das lojas de brinquedos. Em 2010, ela foi parar nas telonas como uma das personagens do terceiro filme de “Toy Story”.

8. Barbie and the Rockers (1986)

Como tudo na década de 1980, o estilo da Barbie tendeu, da mesma forma, ao exagero e à opulência. Grandes cintos, ombreiras, leggings, scrunchies e aquele cabelo volumoso que dispensava escovas compunham o look bem peculiar da Barbie oitentista.

9. Barbie Cabelos Longos (1992)

Um dos maiores sucessos de venda chegou às prateleiras em 1992. Esta Barbie podia ter a cor do cabelo mudada instantaneamente apenas com a adição de água. 

10. Barbie Calvin Klein (1996)

Na segunda metade dos anos 90, foi lançada a Barbie Calvin Klein, comprovando que a boneca, tanto quanto as top models mais bem pagas da época, era um ótimo chamariz para marcas famosas. Outros estilistas de renome também vestiram a boneca, como Giorgio Armani e Christian Dior.

11. “Barbie em O Quebra-Nozes” (2001)

O século 21 chegou, e Barbie, além de ser encontrada nas lojas de brinquedo, também podia ser vista estampando cartazes no cinema. O primeiro dos 15 filmes estrelados pela boneca nos anos 2000, “Barbie em O Quebra-Nozes”, foi lançado em 2001. 

Contudo, a primeira produção a contar com a participação dela foi de 1987 e se chamava “Barbie: a estrela do rock”.

12. Tattoo Barbie (2011)

Mais moderna do que nunca, na década de 2010, Barbie sofreu mais uma repaginada revolucionária: descolada, agora ela também ostenta em seu corpo inúmeras tatuagens!

13. A Barbie em 2015

Em duas campanhas publicitárias divulgadas em 2015, a Mattel, fabricante da Barbie, se mostrou atenta aos debates suscitados na atualidade. A primeira aborda, em um vídeo emocionante, a independência feminina de escolher qual profissão seguir.

Assim como suas bonecas, as meninas protagonizam situações reais do cotidiano e atuam como veterinárias, professoras, museólogas, treinadoras de futebol ou empresárias. Com o slogan de "você pode ser o que quiser", a propaganda defende que, quando as meninas brincam com a Barbie, elas imaginam tudo em que podem se tornar.

A outra peça publicitária foi a primeira da Barbie a mostrar um garoto brincando com um de seus lançamentos.

*Publicado em 25/11/2015

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: