Os 10 maiores erros que cometemos ao secar os cabelos

Os 10 maiores erros que cometemos ao secar os cabelos

Equipe MegaCurioso

Fonte: Thinkstock

A maioria das mulheres precisa utilizar o secador de cabelos para ajeitar as madeixas durante todo o ano e muitas delas fazem dele o seu companheiro inseparável no ritual de beleza diário. Seja no dia a dia, secando na pressa, seja em dias de balada, caprichando na produção com mais calma, ou mesmo no salão para dar um up no visual.

Porém, tanto calor nos fios pode danificar os cabelos, principalmente ao utilizar o secador de forma errada. Muita gente comete erros como encostar o bocal quente nos fios na secagem e durante escovas feitas todo o santo dia. Cedo ou tarde, os cabelos vão perdendo o brilho e a hidratação.

Além disso, existem os erros comuns ao manusear o equipamento, podendo fazer com que a secagem não seja perfeita e nem o volume dos fios fique com a textura esperada. Muitas mulheres também sofrem com dores nos braços e pulsos na hora de usar a escova e o secador juntos.

Se você se identificou com algumas das ações acima feitas com o seu secador, confira abaixo quais são os dez erros mais cometidos com o equipamento e como utilizá-lo da melhor forma. As dicas são baseadas no livro da expert de beleza de Nova York, Eva Scrivo.

Fonte: Thinstock

1) Não dividir as mechas

Lançar a sua cabeça para os lados tentando secar tudo de uma vez pode não ser uma boa ideia, além de deixar o cabelo armado.

Divida o cabelo em mechas e vá soltando-as e secando aos poucos. Dessa forma, você conseguirá uma secagem eficiente e um cabelo mais alinhado. Para isso, mantenha presilhas ou prendedores de cabelo ao seu alcance.

2) Ficar em pé enquanto seca os cabelos

Que tal sentar na hora de secar os fios? “Uma das melhores dicas de secagem que posso dar é para você se sentar. Você não vai acreditar a diferença que isso faz", disse Eva Scrivo.

Quando você está confortavelmente sentada, pode aproveitar plenamente a força superior do seu corpo sem se cansar, deixando o ato de secar mais rápido e confortável.

3) Segurar a escova com a mão errada

Muitas mulheres seguram o secador de cabelo com a mão dominante, enquanto trabalham a escova com a mão mais fraca. Você obterá melhores resultados se usar a escova com a mão que você tem mais habilidade. Assim, o trabalho será realizado com mais destreza e em menor tempo.

Fonte: Thinkstock

4) Enrolar demais com a escova

Na hora de fazer uma secagem para deixar os cabelos lisos, você deve realizar o movimento com a escova fazendo um giro de, no máximo, 90 graus, partindo da base do couro cabeludo até um ponto médio do comprimento. Mais do que isso pode acabar prejudicando o acabamento para alisar os fios. Outro incômodo que pode acontecer é de você acabar prendendo a escova nos fios, causando a quebra deles.

5) Secar o cabelo para baixo

A tendência natural na hora de secar os cabelos é puxando-os para baixo com a escova, mas os cabelos podem ficar muito grudados na cabeça e sem balanço. Para deixá-los com mais forma seque-os puxando os fios com a escova para cima. Mas use esse processo da base dos cabelos até um ponto médio. Depois, para dar forma mais “assentada” é só secar as pontas com o jato do secador para baixo.

6) Colocar o secador muito perto dos fios

Aplicar o secador muito próximo ou mesmo encostado nos cabelos não faz com quem eles sequem mais rápido. O resultado desse ato são danos como ressecamento e até a queima dos fios. O aparelho deve ficar no mínimo a três centímetros de distância dos cabelos. É importante também usar sempre o direcionador de ar que é colocado no bocal, que regula melhor a intensidade do jato.

Fonte: Thinkstock

7) Segurar o secador na posição errada

Mantenha o bocal sempre paralelo a cada parte do cabelo que você já secou. Caso contrário, o calor vai arrepiar os outros fios, deixando-o armado e com frizz.

8) Manter o secador imóvel

Além de prejudicar os cabelos, manter o secador por muito tempo em uma mecha só pode deixar também o seu pulso cansado. Mantenha-o em movimento, secando desde raiz até as pontas suavemente para não haver o acúmulo de calor em um ponto só.

9) Secar com pressa

Na correria do dia a dia, as mulheres só dão aquela secadinha básica para tirar a umidade maior dos fios e partem para a sua jornada diária.

Depois vem os problemas de cabelos com frizz e armados, por exemplo, por não terem sido secos adequadamente. "Esta não é uma corrida contra o tempo. É importante ser mais cuidadosa", diz Scrivo. Portanto, tente reservar um tempinho maior para cuidar deles e secá-los com calma.

10) Secar os cabelos no banheiro com vapor

Esse é um erro dos mais cometidos, pois é muito mais prático secar os cabelos logo após o banho no banheiro, não é verdade? Sim, mas há um ponto que pode prejudicar a secagem: o vapor liberado no banho. Portanto, opte por secar os fios em outro cômodo ou espere alguns minutos para o vapor se dissipar totalmente antes de começar a secagem.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.