Livre-se do temido “bad hair day"

13/03/2012 às 15:345 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Toda mulher já passou pelo desafio de acordar pela manhã e ter que se virar com um cabelo rebelde que não teve uma noite de sono tão boa assim. É, nós sabemos bem o que é um “bad hair day”! Exatamente naquele dia em que você dormiu mais do que podia ou quando sobraram apenas alguns minutinhos para se arrumar, as pontas amanhecem ressecadas, a franja fica marcada ou o volume lindo que os fios tinham no dia anterior desaparece completamente.

Como toda mulher que vive a rotina de uma vida moderna, não podemos nos dar ao luxo de passar horas e mais horas cuidando das madeixas antes de sair de casa. Mas, então, como salvar o dia quando os fios acordam indisciplinados? Existem truques que podem ser feitos para remediar o problema, mas, melhor ainda, existem algumas maneiras de evitá-lo.

Confira nossas dicas e, ainda, alguns segredos do hair stylist Riccardo Guerra, participante do reality show "Por um Fio 2", da GNT e saiba como lidar com o problema de maneira prática e sem stress.

A causa do “bad hair day”

Você já parou para se perguntar por que o seu cabelo amanhece mal criado e difícil de arrumar? Pode ser que a causa do problema seja alguns pequenos hábitos que prejudicam a saúde dos fios.

Dormir com os fios presos é um costume que geralmente resulta em cabelos marcados e com pouco volume, além de que isso pode torná-los quebradiços. Outro hábito bastante comum e nada saudável é dormir com os cabelos molhados. O contato permanente com o travesseiro durante o sono faz com que os fios sequem de maneira irregular e, de quebra, você ainda aumenta o risco de proliferação de fungos e bactérias no seu couro cabeludo.

Fonte: Thinkstock

Os excessos também podem comprometer os seus cabelos. Exagerar nos procedimentos químicos, nas tinturas e até mesmo no secador de cabelo e na chapinha enfraquece os fios e facilita para que eles despertem indomáveis pela manhã.

Madeixas saudáveis e bem nutridas são uniformes e disciplinadas. Por isso, se você mantiver uma boa rotina de cuidados com os seus cabelos, estará evitando muitas dores de cabeça na hora de sair de casa. Fazer hidratações e cauterizações periodicamente, apostar nos cortes regularmente e aplicar protetores térmicos e solares nos fios são ótimas maneiras de prevenir que eles fiquem ressecados, sem brilho e com frizz.

No entanto, pode ser que até mesmo os produtos que você utiliza nos cabelos estejam danificando os fios. Quando shampoos, condicionadores, cremes, pomadas e leave-ins não são escolhidos ou aplicados adequadamente, os cabelos podem reagir perdendo a maciez e o volume. Outra possibilidade é que as suas madeixas não tenham se adaptado ao novo produto e estejam emitindo sinais para que você tome as providências necessárias para que os fios recuperem sua saúde.

Kit de emergência

Quando você dorme linda e, pela manhã, descobre que seus cabelos ganharam vida própria, não é preciso se desesperar. O primeiro passo para reparos de emergência é ter alguns produtos e utensílios à mão. Cremes modeladores, leites para pentear, pomadas, mousses, sprays, pentes, escovas, secadores e chapinhas são seus maiores aliados na hora de driblar um cabelo rebelde, por isso, tenha alguns desses itens sempre por perto.

Fonte: Thinkstock

Vale lembrar que, na hora de colocar os fios no lugar, os pentes de madeira são os mais recomendados por serem feitos de um material que elimina a eletricidade dos fios e evita que eles fiquem arrepiados. Na hora de escolher o secador e a chapinha, também prefira aqueles que possuem peças de teflon, turmalina ou que emitam íons durante o uso, assim você está protegida contra a formação dos indesejáveis frizz.

Procure usar cosméticos que você conheça para garantir o resultado desejado. Deixe para testar produtos novos quando dispuser de tempo para acompanhar os efeitos no seu cabelo. O produto que salvará o seu cabelo em um caso de emergência deve ser de qualidade e, principalmente, de confiança.

O hair stylist Riccardo Guerra, que participa do reality show "Por um Fio 2", do canal GNT, também revelou alguns de seus segredos para contornar um "bad hair day". Riccardo indica dois produtos infalíveis na hora de arrumar cabelos lisos ou cacheados.

Os segredos de Riccardo Guerra: Liquid Gloss e Potion 9 Lite, da Sebastian Professional.
Fonte: Divulgação

O Liquid Gloss, da Sebastian, é um sérum líquido que recupera o brilho e cumpre a função de selador em cabelos lisos ou escovados. Duas ou três gotinhas são suficientes para conseguir ótimos efeitos. É só aplicar o produto nos cabelos e, se necessário, finalizar com o secador para intensificar o brilho. Já o Potion 9 Lite, também da Sebastian, possui agentes botânicos que ativam os cachos e ainda dão brilho. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto nos cabelos secos ou úmidos e modelar gentilmente os cachos com as mãos para que fiquem perfeitos e definidos. Além de todas essas vantagens, Riccardo ainda lembra que os dois produtos nutrem os fios e têm ação anti-frizz.

Contornando o mau humor dos fios

O “bad hair day” pode se manifestar de diferentes formas, mas todas elas têm uma solução prática. Confira os problemas mais comuns e saiba como resolvê-los com facilidade.

Cachos indefinidos

Fonte: Thinkstock

Se o travesseiro desmanchou seus cachinhos, existe uma maneira de recuperá-los. Comece borrifando uma pequena quantidade de água nos fios, apenas para umedecê-los. Em seguida, coloque uma porção de creme para pentear na palma da mão e amasse os cachos para que eles retomem sua forma. Se necessário, repita a operação, cuidando para não exagerar na quantidade de água ou creme para que os fios não fiquem pesados e percam o volume natural.

Franja rebelde

Se sua franja amanhecer torta ou marcada, será preciso escová-la para que volte a ter um formato harmônico. Então, umedeça levemente os fios e ajeite-os em uma escova média (para franjas pequenas) ou grande (para franjas volumosas). Com o auxílio do secador, seque os fios de cima para baixo enquanto gira a escova para alisá-los. Para amenizar o efeito arredondado que a escova pode deixar nos cabelos, assim que terminar, segure a mecha com a palma da mão até que esfrie.

Pontas ressecadas

Fonte: Thinkstock

Quando as pontas dos seus cabelos apresentarem um aspecto seco e áspero, a solução é hidratá-las de forma rápida e intensa. Por isso, espalhe algumas gotinhas de silicone nas mãos e passe somente nas pontas dos fios. Em seguida, penteie o cabelo normalmente e siga com sua rotina de cuidados. A longo prazo, providencie a manutenção do seu corte para retirar somente as pontas danificadas.

Cabelos curtos marcados

Quanto menor o comprimento dos fios, mais facilmente eles se revoltam e levantam algumas mechas, criando um aspecto estranho. Se depois de dormir a noite toda em uma única posição você acordar com um lado do cabelo marcado, invista na pomada. Espalhe um pouco do produto na palma das mãos e aplique em todo o cabelo, modelando as mechas de maneira desordenada.

Fios ressecados

Fonte: Thinkstock

Se as suas madeixas apresentarem um volume estranho e irregular, com cabelos estranhamente ondulados, isso indica que seus fios estão ressecados por inteiro. Antes de sair de casa, aplique um leave-in de efeito hidratante em todo o comprimento e espere até que os fios absorvam o produto. Para recuperar o aspecto saudável, você pode aplicar um spray de brilho em todo o cabelo. Assim que puder, invista em uma hidratação para recuperar completamente os fios.

Pouco volume

Se o travesseiro ou os prendedores de cabelo tiraram aquele volume bonito dos seus fios, recupere esse efeito com shampoo seco. O atrito excessivo dos fios com o couro cabeludo pode aumentar a oleosidade e diminuir o volume. O shampoo seco combate esse problema, deixando os fios mais soltos e maleáveis. Basta aplicar o produto em todo o cabelo e penteá-lo. Se o shampoo não for suficiente, apele para um spray de fixação forte apenas nas pontas e ajeite os fios com as mãos.

Truques para esconder os cabelos rebeldes

Além das soluções acima, ainda é possível recorrer a alguns truques que, em vez de resolver o problema, escondem os fios mal criados e disfarçam um “bad hair day" com muita elegância.

Lenços e chapéus

Muitas vezes recorrer a um desses acessórios é uma ótima maneira de colocar os fios no lugar e ainda completar a produção do dia com charme. Os lenços permitem uma série de amarrações que podem cobrir o cabelo inteiro ou parcialmente. Já os chapéus tampam bem os fios, mas é preciso lembrar que eles costumam ser tirados em ambientes fechados. Mesmo assim, os dois acessórios são cheios de estilo e combinam muito bem com o guarda-roupa feminino.

Penteado express

Fonte: Thinkstock

Dependendo do problema a ser resolvido, alguns penteados simples de serem executados cumprem sua função e disfarçam um volume indesejado ou escondem as pontinhas danificadas. Por isso, convoque seus grampos e elásticos de cabelo e invista em tranças, coques ou rabos de cavalo. Os três penteados combinam perfeitamente com ambientes de trabalho ou situações mais informais e não exigem uma execução impecável. Então, se escapar um fiozinho aqui ou uma mecha ali, ajeite o penteado de maneira descontraída e tenha certeza de que ninguém vai notar que seus cabelos acordaram de mau humor.

Acessórios fofos

É importante ter alguns grampos, elásticos, tiaras, faixas, flores e laços bonitos para enfeitar os cabelos nessas ocasiões. Aproveite os modelos grandes para dar mais destaque aos acessórios e desviar a atenção de franjas marcadas ou cachos indefinidos, por exemplo.

Assuma o problema

Por fim, sempre existe a opção de assumir o “bad hair day" e sair de casa sem muitos retoques. Até porque é impossível estar com tudo em ordem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todas nós temos alguns desacertos no meio do caminho e não tem problema nenhum assumir nossos cabelos do jeito que eles estão. Quando você acordar e não se sentir disposta a contornar o problema ou disfarçar com acessórios, siga com sua rotina da mesma maneira. Sinta-se confiante e linda, mesmo quando o seu cabelo insistir em ficar de mau humor.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: