publicidade

Os benefícios do óleo de moringa para os cabelos

29/05/2013 às 13:182 min de leitura

Crédito Shutterstock

Você já ouviu falar no óleo de moringa? Esse produto é extraído da semente da planta e tem grande potencial de ser um concorrente à altura do óleo marroquino de argan para a beleza dos cabelos e até para a pele. Ele é obtido pela prensagem das sementes da árvore de “Moringa Oilefera” e considerado um dos mais leves e estáveis da natureza.

Originária da Índia (país que é o maior produtor), a planta também pode ser encontrada em alguns países da África e mais alguns asiáticos como Nepal e Malásia, sendo uma rica fonte de nutrientes. Além dos usos cosméticos, o óleo de moringa também é usado para cozinhar em algumas regiões, pois têm excelentes propriedades nutricionais e polifenóis, que beneficiam o organismo e ajudam na prevenção de doenças.

Leia também:

Já a utilização deste óleo para a beleza não é novo, pois desde épocas remotas no Egito, as pessoas preparavam unguentos para a pele, que cicatrizavam lesões de forma mais rápida pelo seu poder purificante e deixavam a textura mais bonita, brilhante e sedosa. Isso porque o óleo tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam rapidamente a curar pequenos problemas de pele, ajudando ainda a clarear manchas de espinhas e a fechar os poros. Ele também é amplamente usado para massagens e aromaterapia.

Para os cabelos, as propriedades hidratantes e nutritivas são também muito bem aproveitadas, podendo deixar os fios fortes, revitalizados, nutridos, brilhantes e com uma proteção extra contra agressões dos fatores externos da ação do tempo, como os raios ultravioletas.

Cabelos nutridos e protegidos

No Brasil, ainda não existe o óleo in natura para ser comprado, mas é possível encontrar produtos para os cabelos que contém o ingrediente nas fórmulas de shampoos, condicionadores, finalizadores, sérum, loções e máscaras para os fios, como você pode conferir na galeria logo abaixo deste artigo.

As vantagens do uso do óleo de moringa são evidentes, pois os antioxidantes e nutrientes presentes no produto ajudam a conter a ação dos radicais livres, que são os agentes que provocam danos e envelhecimento dos fios. Além disso, o óleo favorece uma hidratação intensa pelo seu poder emoliente e muito nutritivo pelo fato de conter vitaminas e minerais.

Sementes de moringa - Crédito: Shutterstock

A sua riqueza nutritiva é derivada das ótimas quantidades de vitaminas A, E, C, ácidos graxos insaturados, além dos minerais como potássio, cobre e cálcio, que atuam na síntese de colágeno e elastina, prevenindo cabelos quebradiços e promovendo uma regeneração dos fios. O produto é leve e se espalha facilmente nos fios, sendo absorvido rapidamente.

Os especialistas recomendam o uso como finalizador para hidratar e reduzir o frizz, além de também ser adicionado em máscaras para hidratação dos fios. Assim como qualquer outro óleo, é importante não exagerar na aplicação, pois o cabelo pode ficar com o aspecto pesado.

Para usá-lo como finalizador, basta pingar algumas gotinhas nas mãos e espalhar nos fios (mais nas pontas) sem levar ao couro cabeludo para não ficar oleoso. Para máscara de hidratação, também é recomendado pingar algumas gotas no creme que será utilizado, aplicar nos cabelos, deixar por alguns minutos e enxaguar.

O resultado é de um cabelo mais brilhante, macio e sedoso. Confira abaixo alguns produtos, que contém o óleo de moringa na formulação, disponíveis para a compra no Brasil.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: