Crie objetos decorativos seguindo a teoria das cores

01/11/2012 às 11:553 min de leitura

Crédito: Decor Assentos
Final de ano está chegando e muitas mulheres já planejam as cores que vão usar para a festa da virada. Branco é praticamente uma tradição, mas cada pessoa pode usar a cor que combina com seus desejos para o ano que se inicia, invocando coisas como sucesso, riqueza, amor e saúde.

Mas não é só na roupa de Ano Novo que as cores são importantes. Na decoração da casa, as tonalidades recebem um significado ainda maior, especialmente por ajudarem a deixar qualquer ambiente ainda mais harmonioso e aconchegante.

O TodaEla já havia apresentado algumas dicas de como empregar — principalmente na pintura dos cômodos — as regras tradicionais da teoria das cores, criando ambientes que transmitem energia ou acalmam os sentidos.

No entanto, as cores não precisam estar só na parede e podem ser acrescentadas aos objetos decorativos que você mesma pode criar, deixando cada canto da sua casa ainda mais bonito e em sintonia com seu estilo de vida.

O significado das cores básicas na decoração
Crédito: Reprodução/House Beautiful
Antes de criar um objeto decorativo, é importante levar em consideração as tonalidades que serão empregadas. Normalmente, sempre levamos em conta a questão “combinar” — em que as cores das paredes e dos móveis devem estar em harmonia com as flores, por exemplo. Mas isso não pode ser o único motivo de usar uma cor na decoração, já que cada tonalidade pode trazer em si diversos significados:

  • Azul: passa a sensação de paz e dissolve tensões. O azul claro ainda traz harmonia para os relacionamentos.
  • Vermelho: o vermelho vibrante é um estimulante e vai lhe fortificar. No caso, essa cor promove a coragem e deve ser usada quando você quiser aumentar a sua autoconfiança. No entanto, não é bom exagerar com essa cor, já que ela em excesso pode fazer com que você fique muito agitado.
  • Amarelo: este tom tem a capacidade de aumentar o seu foco, a inteligência e a agilidade mental. Além disso, esta cor pode ajudar no estímulo a conversas e esclarecer os pensamentos.
  • Rosa: esta cor é a principal representação do amor, promove a ternura e é um conforto em tempos de transição emocional.
  • Verde: a tonalidade da cura, que ajuda a reestabelecer o seu equilíbrio, promovendo o bem-estar emocional e físico.

Dicas de objetos decorativos baratos e coloridos

Vasos de flores são itens praticamente básicos na decoração da casa. Para variar neste quesito, que tal você fazer as suas próprias flores? O papel é uma das matérias-primas mais fáceis de obter e pode se transformar, de forma bastante simples, em rosas:

Crédito: Reprodução/Dozi Design
Existem diversos meios de se fazer flores utilizando papel, mas o formato representado acima é um dos mais simples e fáceis. E onde as cores entram nisso? É possível fazer vasos de flores de papel com as tonalidades que você definir para cada canto da sala.

No quarto, coloque azul ou rosa, que transmitem calma e ternura. Na sala, o vermelho é uma boa opção para a agitação do dia a dia. Para complementar, os cabos de todas essas flores podem ser feitos de papel e ainda na cor verde — que também transmite energias de cura e equilíbrio.

Crédito: Reprodução/BHG
Caixas de papelão (que são vendidas em papelarias por preços bem acessíveis), além de ajudar na organização do ambiente, ainda podem complementar a decoração. No escritório, use caixas amarelas, por exemplo. Independente se o ambiente tem uma pintura neutra ou colorida, as caixas darão um “toque” a mais, além dessa cor ainda aumentar o seu foco e esclarecer pensamentos.

O amarelo também pode ser utilizado em pequenos detalhes da sua escrivaninha, como no porta-lápis. Este objeto, no caso, ainda pode ser feito utilizando uma lata encapada com algum papel decorativo — procedimento simples, reciclável e econômico.

Crédito: Reprodução/A Beautiful Mess
Quadros são sempre boas opções — e se a parede é branca, então, é possível abusar de todas as cores.
Além disso, você pode criar quadros decorativos para a parede a partir de materiais simples. Sabe os post-its que estão guardados em sua gaveta? Eles podem se tornar quadros criativos e bastante coloridos.

Crédito: BHG, Ideas To Steal e WOTV4
As cores também podem ser empregadas de uma maneira delicada nos móveis. Com certeza, a pintura completa de uma mesa ou cômoda pode deixar qualquer decoração com mais estilo, mas que tal pintar somente os pés? No caso, além de tinta, outra solução para isso são fitas coloridas, que podem ser coladas e removidas facilmente.

Dependendo do ambiente e da cor do móvel, o detalhe nos pés dá um charme extra e delicado à decoração.

Fonte: House Beautiful

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: