Saiba como deixar seu home office mais aconchegante
03
Compartilhamentos

Saiba como deixar seu home office mais aconchegante

Equipe MegaCurioso

Crédito: Divulgação/Fabiana Visacro e Laura Santos

Atualmente, muitas mulheres realizam o trabalho profissional em casa no sistema de home office, que tem sido adotado por muitas empresas ou para quem é freelancer, o que também facilita a realização de outras tarefas do dia a dia.

Ao decorar um escritório em casa, você deve buscar um ambiente tranquilo, que promova boas condições para o trabalho, mas que também seja aconchegante com um toque pessoal. De preferência, uma salinha ou um quarto separado é ideal. Além disso, o mobiliário, decoração e instalação devem todos ser favoráveis à organização e à produtividade para você se sentir confortável e mais criativa no dia a dia, seja qual for a sua profissão.

Não é indicado o uso de uma cadeira ou mesa qualquer para trabalhar em casa. Isso pode causar problemas de articulação, dores e até prejudicar a qualidade das atividades que você está realizando. Por isso, é importante saber escolher bem os móveis, equipamentos e materiais que você vai utilizar no dia a dia do home office. A boa escolha desses itens também é essencial para lhe manter mais concentrada.

Crédito: Divulgação/Fabiana Visacro e Laura Santos

Estantes e prateleiras deixam livros e pastas mais organizados, deixando o visual mais clean e agradável. Se você tiver espaço, ainda pode incluir um sofá, pufes ou uma poltrona para pausas e pequenas reuniões. Plantas e flores também são bem-vindas para dar o toque de natureza no ambiente.

Além disso, existem outros fatores que podem deixar o escritório de casa mais aconchegante para você trabalhar. Cores das paredes, itens decorativos, iluminação cortinas, móveis e outras opções. Para esclarecer quais as melhores formas de fazer um home office ficar mais gostoso de se trabalhar, além de elegante e bonito, o TodaEla conversou com as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design Ideias e Decoração. Confira abaixo:

Que itens são essenciais para deixar um escritório mais confortável?

Um home office deve obter a praticidade de um escritório comercial aliada ao aconchego e conforto do lar. É imprescindível uma boa iluminação, focada para não cansar a visão no decorrer do tempo de utilização do espaço. A altura da cadeira e da bancada devem estar de acordo para não causar problemas na coluna e, se possível, a cadeira deve ter braços para acomodar melhor a pessoa durante a utilização do espaço.

Evitar um local poluído visualmente, isso cansa no decorrer do tempo que a pessoa fica no lugar. A organização é imprescindível para uma boa utilização do espaço. Um bom profissional pode projetar gavetas e pastas organizadoras em estantes, básculas e portas para acomodar toda bagunça, sem deixar o local visualmente pesado.

Crédito: Divulgação/Fabiana Visacro e Laura Santos

Os materiais de cortinas, piso, tapetes, cadeiras e outros itens são capazes de deixar o local de trabalho mais aconchegante?

Cores mais aconchegantes, móveis madeirados e texturas propõem um local com essa característica mais acolhedora. As cortinas também contribuem, junto de um tapete confortável para repousar os pés enquanto trabalha.

A iluminação deixa o local menos impessoal quando utilizada de forma correta e contribui para dar mais aconchego ao ambiente. Mas é importante que ela deve ser bem calculada para que não seja limitada e prejudique a visão e não deixe a vista cansada com o passar das horas no computador.

Além disso, que tipo de objetos decorativos pode ter esse efeito?

Porta retratos, quadros de recados, adornos com grande poder afetivo contribuem para deixar o espaço mais aconchegante e acolhedor, além de tornar o trabalho em casa mais prazeroso e menos estressante. Afinal de conta estamos em casa.

Crédito: Divulgação/Fabiana Visacro e Laura Santos

Que dicas vocês dão para quem deseja deixar o home office mais personalizado e aconchegante?

Tenha sempre em mente que ele deve ser o mais próximo de sua casa possível, com personalidade e bom gosto. Evite objetos que remetem ao ambiente impessoal de um trabalho fora de casa. Traga sempre o home office para a realidade do lar, um local descontraído e prazeroso. Tente se organizar bem, para não deixar a bagunça tomar conta com o tempo.

Isso é muito importante para manter o escritório em casa aconchegante. Na hora de criar o espaço, peça ajuda a profissionais que saberão contribuir para manter a ordem. Um local bem pensado tende a ser mais organizado sempre.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.