25 fatos aleatórios que vão aumentar o seu repertório de curiosidades

12/06/2019 às 12:023 min de leitura

1 – Sabia que o nome de Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei Pelé, é uma homenagem a Thomas Edison?

2 – Os antigos gregos se recusavam a comer feijões por acreditar que os grãos continham as almas dos mortos.

3 – O dramaturgo inglês Shakespeare e Pocahontas, a nativa norte-americana que inspirou o surgimento de inúmeros mitos e filmes, viveram na mesma época.

4 – Os primeiros transplantes de órgãos de que se têm registro aconteceram por volta do ano de 800 a.C., quando médicos indianos começaram a usar enxertos de pele para curar ferimentos.

5 – As melancias contêm uma substância chamada citrulina, que pode desencadear a produção de um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e tem ação parecida à do Viagra.

6 – O Burj Khalifa, famoso arranha-céu edificado em Dubai, é tão alto que os residentes que vivem acima do 80º andar finalizam o Ramadan entre 2 e 3 minutos depois que os demais muçulmanos.

7 – Sabia que os tigres podem e — se tiverem oportunidade — vão se vingar daqueles que algum dia os maltrataram?

8 – No ano de 2010, a Síria recebeu mais turistas do que a Austrália.

9 – Na década de 50, um cientista trouxe abelhas africanas (Apis mellifera scutellata) aqui para o Brasil e deixou que algumas escapassem acidentalmente. Elas acabaram acasalando com as abelhas europeias e dando origem às híbridas abelhas africanizadas — as mais agressivas, perigosas e mortais do planeta.

10 – Cientistas estimaram que as temperaturas no local onde a bomba de Hiroshima explodiu chegaram a extraordinários 300 mil graus Célsius — isto é, cerca de 300 vezes mais quente do que a temperatura com a qual os corpos humanos normalmente são cremados.

11 – No ano de 117, o Imperador Romano Adriano decretou que a tentativa de suicídio entre soldados era uma forma de deserção e, portanto, devia ser punida com morte.

12 – Entre os anos de 2001 e 2015, de todas as mortes ocorridas por conta de ataques terroristas, 75% foram contabilizadas em países de maioria muçulmana e apenas 2,2% do total na Europa e nos Estados Unidos.

13 – Aliás, já que estamos no assunto, de acordo com o FBI, 94% dos ataques terroristas perpetrados nos EUA entre 1980 e 2005 foram realizados por não muçulmanos.

14 – As folhinhas dos morangos têm ação medicinal. Além de servir para aliviar dores nas juntas e problemas gastrointestinais, elas são ricas em cálcio, ferro e vitamina C.

15 – O escritor francês Guy de Maupassant detestava tanto a Torre Eiffel — ele a chamava de estrutura monstruosa e inútil —, que costumava comer no restaurante instalado em sua base, uma vez que esse era o único lugar de onde ele não era obrigado a olhar para a construção.

16 – A pele dos elefantes pode chegar a ter mais de 2,5 centímetros de espessura. No entanto, ela é tão sensível que os paquidermes são capazes de sentir quando uma mosquinha pousa sobre eles.

17 – Em 2005, um economista e um psicólogo decidiram ensinar a um grupo de macacos o conceito de dinheiro. Para a surpresa dos pesquisadores, não demorou até que os primatas começassem a se envolver com a prostituição.

18 – Os olhos humanos são capazes de detectar a chama de uma vela a quase 2,8 quilômetros de distância.

19 – E já que estamos falando de olhos, enquanto as borboletas têm quatro, as abelhas cinco e a maioria das aranhas oito, as lagartas contam com doze olhos.

20 – Sabia que as penas das aves pesam mais do que seus esqueletos?

21 – Depois de dissecar cadáveres humanos, Leonardo da Vinci costumava substituir os músculos por barbantes para estudar seu funcionamento.

22 – Pequim é a cidade com os aluguéis mais altos do mundo. Segundo um levantamento feito no ano passado, o valor do aluguel de uma residência é, em média, 1,2 vez mais alto do que os salários médios que as pessoas recebem.

23 – O termo “ariano” é originário da Pérsia e significa “nobre”. Ele foi adotado mais tarde pelos defensores do nazismo em referência a sua “raça superior”.

24 – Um estudo apontou que os gatos amam seus donos de maneira diferente que os cães. Testes revelaram que os cérebros dos cachorros liberam oxitocina — o famoso hormônio do amor — em quantidades muito maiores do que os dos felinos.

25 – Os antigos egípcios usavam um calendário composto por 12 meses com exatamente trinta dias cada — e, para que o ano somasse 365 dias, eles adicionavam cinco dias de festividades ao final.

*Publicado em 12/6/2017

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: