Quais foram os 10 primeiros funcionários da Apple e onde eles estão hoje?

10/07/2017 às 08:593 min de leitura

Toda empresa deu o seu pontapé inicial em um período no qual certamente a grana era mais curta e talvez poucas pessoas colocassem fé nos seus propósitos e crenças. Evidentemente, isso também aconteceu com a Apple, a queridinha dos olhos de Steve Jobs desde a sua fundação no já longínquo ano de 1976.

Não é preciso ir muito longe para perceber que ele não fez todo esse trabalho sozinho, já que contou com a ajuda de profissionais dedicados que certamente foram vitais para o crescimento da companhia. Entretanto, a pergunta que fica no ar é: quem foram essas pessoas?

Caso esteja no grupo daqueles que não fazem ideia de quais foram os primeiros funcionários da Apple, basta observar a lista a seguir. Nela, trazemos não apenas o que eles faziam na Maçã quando foram contratados, mas até mesmo onde alguns deles foram parar posteriormente.

10 – Gary Martin

Gary se uniu à Apple como o responsável pela contabilidade da empresa. Apesar de inicialmente acreditar que a companhia iria falir, acabou se unindo a ela. Ajudou no desenvolvimento da Maçã até 1983, passando para a Startruck em seguida e ocupando posições de destaques em outros lugares posteriormente.

9 – Sherry Livingston

Sherry foi a primeira secretária da Apple e trabalhou loucamente nos primeiros dias da empresa. Segundo Michael Scott, o responsável pela sua contratação, ela fez a diferença em sua função e ajudou em vários afazeres da recém-nascida companhia de Steve Jobs.

8 – Chris Espinosa

Talvez este tenha sido um dos funcionários mais novos da Apple, tendo em vista que se juntou à empresa quando tinha apenas 14 anos. Entretanto, em seu blog pessoal, ele mencionou que acabou recebendo esse número porque Michael Scott estava cedendo as matrículas quando ele ainda estava no colégio, mas que foi contratado algum tempo depois. Aliás, ele ainda continua por lá ajudando a levar adiante o legado de Jobs.

7 –Michael Scott

Ele foi o primeiro diretor-executivo da Apple e foi trazido para o barco por Mike Markkula, que investiu US$ 250 mil na companhia em seu estágio inicial. Olhando por esse espectro, ele deveria ter um número de matrícula mais baixo, mas acabou escolhendo o número 7 para fazer uma brincadeira com James Bond, o famoso “007”.

6 – Randy Wigginton

Provavelmente um dos primeiros programadores da Apple, tendo em vista que ajudou a reescrever a linguagem de programação conhecida como BASIC, que foi utilizada no Apple II. Posteriormente ocupou posições de destaque em empresas como eBay e Google.

5 – Rod Holt

Outro funcionário que também esteve ligado ao desenvolvimento do Apple II, Holt foi o designer responsável por criar a fonte da máquina e até mesmo os disquetes utilizados nela. Infelizmente, foi demitido da companhia depois de seis anos de trabalho.

4 – Bill Fernandez

Apesar de ocupar o número 4, ele possivelmente pode ser considerado o primeiro funcionário da empresa após Steve Jobs e Steve Wozniak. Amigo pessoal do segundo “Steve”, conheceu o fundador da Apple ainda no colégio e foi trazido à empresa para ajudar em diversos campos, incluindo hardware e software. Trabalhou no Apple-1, Apple-2, MacOS e outros projetos antes de deixar a empresa. Atualmente, é diretor-executivo da Omnibiotics.

3 – Mike Markkula

Se não fosse pelo camarada da direita, talvez a Apple tivesse sérios problemas em seus primeiros dias. O motivo? Ele foi “apenas” o responsável por investir US$ 250 mil na empresa, além de ajudar a contratar o primeiro diretor-executivo e convencer Wozniak a trabalhar com Jobs. Em contrapartida, ele pediu 30% da companhia em troca pelo seu investimento – e possivelmente não se arrependeu disso.

Permaneceu na Apple até 1997, e desde então investiu parte de seu dinheiro na Universidade de Santa Clara e em algumas startups.

2 – Steve Jobs

Se ele é o criador da empresa, por que raios não ocupa a inscrição número 1? Nas palavras de Michael Scott, ele não recebeu o título de primeiro funcionário pelo fato de que isso seria muito para ele.

1 – Steve Wozniak

Bem, era de se esperar que um dos “Steves” ocupasse a primeira matrícula da Apple, e essa foi entregue a Wozniak. Ainda dá as caras por aí como uma das figuras mais influentes do Vale do Silício, e certamente ajudou bastante Jobs no decorrer da trajetória da Maçã.

 ...

E você, sabia que esses eram os dez primeiros funcionários da Apple? Deixe a sua mensagem no espaço destinado aos comentários.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: