Em 14 de novembro de 2016, um forte terremoto atingiu a região de Canterbury, na Nova Zelândia. Com magnitude 7,8 na escala Richter, o sismo foi um dos cinco maiores que já afetaram o país e um dos cinco maiores do mundo em todo o ano de 2016. No incidente, duas pessoas perderam suas vidas: uma por soterramento e outra de ataque cardíaco.

Mesmo assim, a paisagem da região nunca mais foi a mesma, principalmente perto do epicentro. Em Waiau, por exemplo, um paredão com até 4,5 metros de altura emergiu em um campo, depois que a terra foi empurrada para cima! E a descoberta da formação geológica se deu quase por acaso, enquanto a pesquisadora Kate Pedley, da Universidade de Canterbury, procurava vestígios do terremoto.

As imagens do local impressionam por mostrar o impacto que apenas um dia de mudanças geológicas podem causar no globo terrestre. Na cidade Kaikoura, a cerca de 90 km de Waiau, uma elevação semelhante aconteceu na praia, com a exposição de partes antes submersas! O mar inclusive recuou e agora o litoral possui um novo desenho. Confira na galeria abaixo: