Mais 5 curiosidades bacanudas sobre os canhotos

27/09/2017 às 11:342 min de leitura

1. Eles são bons atletas

De uma maneira geral, existe uma maior predominância dos canhotos entre os atletas do que entre a população em geral, que é de apenas 10%. Acredita-se que isso tenha a ver com a evolução, já que a habilidade com o lado esquerdo do corpo lhes dá uma vantagem em relação aos outros, principalmente nas competições.

Durante a evolução, a cooperação e a competição sempre andam juntas: a primeira levando os indivíduos a colaborarem entre si para o bem comum, enquanto a segunda pretende dar espaço para os mais adaptados às mudanças, principalmente em disputas. Nesse cenário, a habilidade canhota pode conferir um fator surpresa ao indivíduo. No mundo do beisebol, por exemplo, a prevalência de canhotos é de até 50%!

Messi

2. Eles são bons em matemática

Um estudo de 2016 mostrou que existe uma pequena superioridade dos canhotos em relação aos destros em relação a cálculos matemáticos. A pesquisa para essa conclusão foi feita com 2,3 mil alunos italianos, mostrando resultados de 5 a 10% melhores entre aqueles mais hábeis com a mão esquerda.

Outra pesquisa, feita em 2006, mostrou que o cérebro dos canhotos consegue fazer uma conexão entre os hemisférios direito e esquerdo muito mais rapidamente do que os destros, significando uma pequena, porém significativa, vantagem em áreas como o esporte e os jogos de vídeo game!

Um homem usando óculos

3. Eles são mais suscetíveis a alergias e enxaquecas

As vantagens evolutivas que destacam os canhotos no mundo dos esportes não se refletem no universo médico: eles são mais propensos a terem alergias nos primeiros anos de vida e problemas de enxaqueca na fase adulta.

Recentemente, novos estudos mostraram que eles também são mais vulneráveis a outras enfermidades, como a colite ulcerativa, a miastenia gravis (um problema muscular) e a doença celíaca (quando o próprio corpo ataca outros tecidos). Além disso, os canhotos são mais prováveis de ter problemas de aprendizado e de gagueira.

Um perto de uma porta

4. Relação com a homossexualidade

Um estudo de 2003 tentou analisar diferentes traços de personalidade e comportamento entre homens e mulheres, tanto héteros quanto homossexuais. Descobriu-se que os homens gays tinham uma chance 82% maior do que os homens héteros de serem canhotos. Algo diferente aconteceu com as mulheres, já que as lésbicas eram apenas 22% mais propensas às habilidades canhotas em comparação com as heterossexuais.

Uma mão segurando outra

5. Relação com o alcoolismo

Existe um mito de que os canhotos costumam ser mais alcoólatras do que os destros, mas essa informação foi levemente deturpada com o passar dos anos. Um estudo publicado em 2011 no British Journal of Health Psychology mostrou que os canhotos costumam beber mais que os destros, mas apenas na frequência e não necessariamente com risco.

Traduzindo: apesar de os canhotos normalmente beberem mais, eles não são necessariamente mais propensos ao alcoolismo, já que costumam ingerir bebidas alcoólicas com um pouco mais de parcimônia e cuidado.

Uma mão segurando uma garrafa

***

Ficou curioso para saber mais características sobre os canhotos? Acesse a primeira matéria que fizemos relacionada ao assunto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: