Você sabe quando alguém está mentindo para você por mensagem?

26/10/2017 às 05:332 min de leitura

Mentir por escrito é comum, especialmente com tantas ferramentas de texto existentes para facilitar os diálogos entre as pessoas. Como as mensagens são enviadas por pessoas que não estão presentes, fica difícil perceber quais são os indicativos de mentira.

Uma pesquisa da Universidade de Cornell foi realizada para descobrir justamente quais são os indícios verbais e textuais que uma pessoa dá quando não está dizendo a verdade.

A equipe de cientistas analisou um grande arquivo de dados de conversas de textos que foram enviadas por centenas de homens e de mulheres. Trabalhos anteriores já haviam sido realizados para descobrir essas pistas de mentira por meio do texto escrito, mas as amostras analisadas costumavam ser muito pequenas.

Dados

mentira

O que se sabia, por exemplo, é que quando alguém quer mentir verbalmente, em um diálogo pessoal, essa pessoa tende a usar mais pronomes pessoais e fazer frases mais vagas, com linguagem menos complexa e sentenças mais curtas.

Para comparar as informações, os pesquisadores de Cornell começaram com 1.703 conversas de texto e, depois de eliminarem todas as que não tinham conteúdos mentirosos, acabaram ficando com 351.

Nessas conversas, tanto homens quanto mulheres usam sentenças mais longas quando estão mentindo – as das mulheres são 13% mais longas, e as dos homens têm frases 2% mais longas.

Mais indícios

mentira

Quando mentem, tanto eles quanto elas tendem a usar frases não comprometedoras, por meio de palavras como “provavelmente” e “talvez”. Uma grande diferença notada pelos pesquisadores foi em relação aos estudantes universitários, que usam sentenças 25% mais longas quando estão mentindo, mas não está claro, ainda, por que eles fazem isso.

Basicamente, as mulheres e os homens usam frases maiores e palavras como “talvez” e “possivelmente” quando estão mentindo via mensagem de texto. Por enquanto, isso representa apenas algumas pistas, e mais estudos precisam ser feitos nesse sentido.

No entanto, se você estiver achando que alguém tem mentido para você, comece a prestar atenção tanto no uso dessas palavras quanto no comprimento de cada sentença – pode não ser uma prova, mas é um bom indício.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: