Sonhar acordado é sinal de alta inteligência, sabia?

27/10/2017 às 06:002 min de leitura

Algumas pessoas costumam vagar pelo mundo da imaginação e são conhecidas, inclusive, por viver no mundo da Lua. Se você se identifica com essa galera que sempre sonha acordada, saiba que, na verdade, essa característica pode ser um sinal de inteligência e alta criatividade.

Um estudo recente avaliou a tendência que algumas pessoas têm de deixar a mente vagando por aí e buscou relações entre essa característica e as habilidades cognitivas dos indivíduos.

Os resultados revelam que as pessoas que sonham acordadas têm maiores habilidades intelectuais e criativas, de acordo com um dos autores da pesquisa, o professor de psicologia Eric Shumacher.

Pesquisa

sonhar

A pesquisa contou com a medição da atividade cerebral de mais de 100 pessoas que foram convidadas a focar em um ponto único durante 5 minutos enquanto permaneceram em uma máquina de ressonância magnética.

Os exames revelaram quais áreas cerebrais trabalham juntas quando estamos sonhando acordados – ainda que algumas áreas funcionem de maneira independente, outras precisam cooperar entre si para realizar determinadas tarefas. Uma das áreas que ficam ativas quando uma pessoa sonha acordada se chama rede de modo padrão.

Os participantes também realizaram testes que avaliaram suas capacidades intelectuais e criativas. Além disso, falaram sobre como suas mentes vagaram durante o experimento.

Resultados

sonhando acordado

Os resultados foram comparados pelos pesquisadores, e os participantes que relataram maior estado de sonhar acordado foram também os que tiveram melhor desempenho nos testes de habilidades intelectuais e criativas.

Quando uma pessoa tem o costume de vagar mentalmente, isso significa que seu cérebro tem mais capacidade de pensar – são pessoas que refletem sobre outros assuntos quando estão realizando tarefas simples, por exemplo.

“As pessoas tendem a pensar em uma mente vagando como algo ruim. Você tenta prestar atenção, mas não consegue. Nossos dados são consistentes com a ideia de que isso nem sempre é verdade. Algumas pessoas têm cérebros mais eficientes”, explicou Shumacher.

Estudos complementares precisam ser realizados para que os pesquisadores consigam entrelaçar os dados dessas pesquisas sobre inteligência, criatividade e habilidade de sonhar acordado. De toda forma, se a sua mente tem o costume de vagar de vez em quando, saiba que isso é absolutamente normal e que, inclusive, pode indicar que seu cérebro é bastante potente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: