Por que os gatos ficam loucões depois de fazer cocô?

17/05/2019 às 09:011 min de leitura

Gatos são criaturas peculiares e que se comportam de uma maneira única, singular. Quem tem um gatinho em casa possivelmente se diverte com os rompantes de comportamento desses animais, que resolvem sair da completa inércia para o mais brusco dos movimentos com certa frequência e sem aviso prévio.

Entre as peculiaridades desses animais está, com certeza, o fato de que eles ficam bastante agitados depois de fazer cocô. Como se tivessem visto um fantasma, depois de passar pela caixa de areia, eles acabam correndo alucinadamente, já reparou?

Essa euforia não tem uma explicação definida e certeira, mas entre as explicações para isso temos o fato de que, depois de deixar rastros em um espaço, os bichanos fiquem com medo de que algum predador possa encontrá-los.

Ligeirinho

gato

Outra teoria tem a ver com o fato de que os gatos, quando crescem com suas famílias, suas mães lambem a extremidade traseira dos gatinhos depois que eles fazem suas necessidades, para deixar tudo limpinho – por isso, o ato de correr pode ser um demonstrativo de independência, indicando que, adultos, eles conseguem se limpar sozinhos.

A terceira hipótese tem relação com o nervo vago, presente em gatos e também em seres humanos, ao longo do tronco encefálico. Esse nervo, tanto nos felinos quanto nas pessoas, pode ser estimulado com a defecação, causando uma sensação de prazer e, ao correr, o gato pode estar simplesmente curtindo ao máximo essa sensação.

O fato é que não há um veredito ainda sobre essa reação dos gatos após a ida ao banheiro. De qualquer forma, o ideal é sempre manter a caixinha de areia limpa, para que a bagunça feita por eles não seja muito intensa e, claro, aproveitar e se divertir com os comportamentos peculiares desses felinos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: