Galera da Era do Bronze usava material extraterrestre para criar artefatos

24/06/2019 às 11:002 min de leitura

Calma lá, caro leitor! Antes que você fique bravo ou pense que vamos falar a respeito de uma arma produzida por alguma civilização alienígena — e esquecida por aqui há milênios durante uma de suas incursões ao nosso planeta —, já vamos logo avisando que não é nada disso! A descoberta à qual nos referimos é de ferramentas da Idade do Bronze que foram produzidas com um material sobre o qual os povos da época não tinham conhecimento. Deixe a gente explicar melhor!

Saltos tecnológicos

Segundo Michael Irving, do site New Atlas, a Idade do Bronze teve origem no Oriente Próximo e algumas regiões do sul da Ásia por volta do ano 3,3 mil a.C. e se caracterizou pelo desenvolvimento de artefatos feitos a partir do bronze — que era derretido e misturado com outros materiais, como arsênico e estanho, para a produção de uma liga resistente e durável.

Essa liga representou um salto tecnológico na história da civilização humana e foi usada para a produção de armas, ferramentas, adornos e outras peças até o início da Idade do Ferro — cerca de 2 mil anos mais tarde. Entretanto, arqueólogos descobriram que, apesar de a galera da Era do Bronze ainda não ter desenvolvido o conhecimento para extrair e manipular o ferro, existem artefatos deixados por esse pessoal que foram feitos com esse material.

Adaga de TutancâmonOlha a famosa adaga "meteórica" de Tutancâmon (New Atlas/Universidade de Pisa)

De acordo com Michael, a questão aqui é que, para extrair o ferro, os povos da Idade do Bronze teriam que submeter o minério a temperaturas altíssimas — e eles simplesmente não tinham capacidade tecnológica para isso na época. Então, de onde é que eles teriam tirado o ferro encontrado nos artefatos? Não, caro leitor, insistimos que não foram os aliens! Na verdade, faz tempo que os cientistas suspeitavam que a turma da Idade do Bronze deve ter obtido o material de “objetos” vindos do espaço. Espaçonaves? Não... meteoritos.

Origem extraterrestre

O ferro é um material bastante comum nas rochas espaciais, e os cientistas argumentam que a colisão de meteoritos aqui na Terra teria “entregado” o raro metal aos antigos povos já no estado que eles precisavam para utilizá-lo sem ter que empregar técnicas das quais eles não tinham conhecimento.

Para provar sua teoria, Albert Jambon, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, fez uma porção de testes com objetos produzidos na Idade do Bronze, incluindo machados da China e Síria do ano 1,4 mil a.C., um pendente sírio, do ano 2,3 mil a.C. e uma adaga turca do ano 2,5 mil a.C. Entre os itens examinados também se encontravam uma adaga, um bracelete e um suporte de cabeça produzidos por volta do ano 1350 a.C. que pertenceram a Tutancâmon e que notoriamente seriam feitos com ferro “meteórico”.

Ferro meteóricoFerro meteórico (Sci-News/Museu Petrie de Arqueologia Egípcia/Gianluca Miniaci)

Conforme Jambon explicou, o ferro presente em meteoritos costuma apresentar níveis de cobalto e níquel bem mais altos do que o minério encontrado naturalmente aqui na Terra. Pois ele descobriu que, efetivamente, os níveis de níquel e cobalto detectados nos artefatos correspondem aos observados nas rochas vindas do espaço. Sendo assim, a conclusão é que a turma da Idade do Bronze podia não saber como extrair e manusear o ferro, mas usava metal cósmico (olha que chique!) para criar uma porção de coisas legais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: