Ilusão de ótica: as linhas estão curvadas ou em zigue-zague?

Ilusão de ótica: as linhas estão curvadas ou em zigue-zague?

Último Vídeo

Uma nova ilusão de ótica foi revelada pelo professor de percepção e neurociência Kohske Takahashi, da Universidade Chukyo, em Nagoia, no Japão. Na imagem abaixo, você reparar em que tipo de linhas? Algumas curvadas e outras em zigue-zague? Repare bem!

ilusão de óptica

É possível ver que nas extremidades da imagem, isto é, nas partes com fundo branco e com fundo preto, todas as linhas são curvadas, não é mesmo? Enquanto isso, no centro, com fundo cinza, algumas das linhas aparecem com ângulos mais retos.

Porém, de acordo com Takahashi, trata-se de uma ilusão: na verdade, todas as linhas da imagem estão curvadas! Em entrevista ao IFLScience, o professor explica que a evolução está por trás dessa confusão em nossa vista. “Nossos olhos podem ter sido adaptados para detectar cantos de forma mais eficiente do que curvas”, explicou.

A razão para isso não está completamente clara, entretanto. Quando o contraste é mais, fica mais fácil vermos as linhas onduladas, porém, a parte central da imagem acaba criando um conflito em nosso cérebro, principalmente nos receptores que identificam o formato dos objetos. Assim, o ângulo reto acaba predominando por ser mais “fácil” de ser detectado.

Takahashi também explica que ilusões desse tipo ampliam o conhecimento que temos sobre os mecanismos de detecção de cantos. Porém, são necessários mais estudos para irmos a fundo dentro da visão humana e todos os seus meandros. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.