Superpoderes? Homem passa a mão por metal derretido sem sofrer queimaduras

04/01/2018 às 09:172 min de leitura

Todo mundo sabe que, para não ter a mão “derretida”, uma coisa que não devemos fazer é tocar metais incandescentes, certo? Então, você consegue explicar como é que o cara do vídeo abaixo consegue dar três tapas em uma cachoeirinha de metal líquido sem perder a mão no processo? Seria bruxaria? Algum superpoder? Montagem? Seria ele russo? Veja a seguir:

De acordo com Yasmin Tayag, do site Inverse, primeiro o vídeo acima foi divulgado pelo pessoal do Live Leak e viralizou após ser postado no Reddit, um site de compartilhamento e discussão de conteúdo circulando na internet. Pois, se depois de assistir ao cara passar a mão pelo metal derretido você ficou achando que isso aí não pode ser verdade, saiba que, segundo Yasmin, existe uma explicação para o homem ter saído (aparentemente) ileso da brincadeira.

A Física explica

Uma explicação para o cara não ter perdido a mão é um fenômeno da Física chamado Efeito de Leidenfrost. Apesar de se tratar de algo com cara de ser muito complexo e com nome complicado, você certamente já viu esse fenômeno acontecendo antes. Sabe quando gotas caem em uma panela muito quente e começam a deslizar sobre a superfície antes de entrar em ebulição? Então, esse é o tal fenômeno entrando em ação!

Basicamente, o Efeito de Leidenfrost acontece quando um líquido entra em contato com uma substância significativamente mais quente do que o seu ponto de ebulição e forma uma camada isolante de vapor que evita que o líquido evapore. No caso da panela, o que ocorre é que, em vez de deslizar sobre a superfície, as gotas deslizam sobre uma camada de vapor de água. Confira abaixo:

Efeito de Leidenfrost(Instructables)

Já com o homem do vídeo, o que parece acontecer é que, quando ele passa a mão pelo metal derretido, a umidade natural da pele evapora imediatamente, formando uma eficiente camada de vapor que evita que o material incandescente toque diretamente e queime o tecido. Como você viu, o cara movimenta a mão superdepressa, e isso faz parte do truque — já que a pele contém uma quantidade limitada de água e, se ele demorar em tirar a mão, tsss...

Metal derretido(Inverse/Live Leak)

O curioso, conforme apontou Yasmin, é que o cara dá três tapas no metal derretido sem se queimar, quando o mais lógico seria que ele conseguisse fazer isso apenas uma vez — e depois de molhar bem a mão com água para garantir que a camada protetiva de vapor se forme. Uma possibilidade seria que ele executa o movimento tão rápido que não dá tempo para que toda a umidade da pele evapore ou, ainda, que suas mãos sejam mais úmidas que o normal. Independentemente de qual seja o segredo, aconselhamos que você não tente isso em casa!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: