Estação Espacial Internacional pode ser privatizada até 2024
01
Compartilhamento

Estação Espacial Internacional pode ser privatizada até 2024

Último Vídeo

Já faz algum tempo que o governo dos Estados Unidos afirmou que deixaria de financiar as atividades da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O que não se sabia era o que aconteceria com ela, após o fim dos financiamentos — que estão previstos para ir até o final de 2024. Agora, novas informações dão um pouco mais de dicas sobre o que veremos em seguida.

De acordo com documentos conseguidos pelo Washington Post, a ideia da administração norte-americana é de passar o controle da ISS para as mãos de empresas privadas durante os próximos anos. De maneira gradativa, isso já seria iniciado em 2019 e permitiria uma troca suave de comando — facilitando a transição para os próximos passos das atividades da Estação.

Em um primeiro momento, NASA e fundo privado trabalhariam juntos para que depois a empresa em questão fique sozinha no controle. O que ainda não se sabe é como esse processo vai ser encarado nos Estados Unidos. A manutenção da ISS é amplamente defendida por oposicionistas à administração atual, sendo que há ainda a questão de que a Estação foi financiada por mais países — e não é claro o quanto disso seria pertencente aos EUA, atualmente.

Um dos argumentos mais usados deve ser de que a ISS foi criada para estudos científicos. Sendo assim, a utilização dela para fins comerciais não poderia ser aprovada. Ou será que SpaceX, Blue Origin e outras companhias privadas conseguiriam aliar interesses comerciais com financiamento em estudos na ISS? 

Estação Espacial Internacional pode ser privatizada até 2024 via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.