China usa IA para gerenciar maior criação de porcos do mundo

17/02/2018 às 10:002 min de leitura

Os chineses sempre tiveram uma culinária com muitos pratos feitos a partir de carne de porco. A partir dos anos 80, as fazendas se multiplicaram e agora metade da população mundial vive e morre por lá, cerca de 700 milhões, de acordo com o Synced. E como gerenciar a grande quantidade de criações desses animais, com otimização e controle de qualidade? A resposta da parceria entre Dekon Group, Tequ Group e a gigante tecnológica Alibaba está na inteligência artificial (IA).

A estimativa é de que até 2020 o Tequ Group venda mais de 10 milhões de toneladas, enquanto o Dekon Group espera criar 10 milhões de suínos anualmente. Recentes casos de contaminação alimentar aumentaram a pressão sobre o setor agropecuário na China e o investimento de US$ 10 milhões em tecnologia chega em um momento especialmente delicado para o crescimento desse setor.

porcos porco

Atualmente, cada leitão conta com um código de identificação por radiofrequência, o que é caro e impreciso. Além disso, esse processo é trabalhoso, porque obriga os fazendeiros a incluir dados individuais em relatórios de aplicações móveis ou até mesmo manualmente, da forma tradicional, em tabelas de papel.

Reconhecimento visual é a chave para novas técnicas

A solução encontrada para essa nova fase é o uso do rastreamento visual com ajuda dos computadores, a partir da identificação dos porcos por meio dos números tatuados em seus corpos. Esse sistema será capaz de montar e monitorar perfis com sua raça, idade, peso, condições de alimentação, intensidade e frequência de exercícios e trajetória de movimentos.

A primeira fase conta com análise de comportamento do rebanho, contagem de estoque, exame de saúde e pesagem automática. Ainda há a possibilidade de uso de reconhecimento facial, e até mesmo “vocal” — processos em desenvolvimento. Tudo vem com o suporte da nuvem, dos engenheiros de algoritmo e desenvolvedores de produtos da Alibaba.

porcos criação porco

Ao combinar as leituras de temperatura dos sensores infravermelhos com os registros dos locais por onde os suínos transitaram durante o dia, a IA pode estimar a quantas anda a qualidade da carne. Com a novidade, é possível também possível encontrar leitões sendo esmagados pelas mães por meio de seus berros, o que pode ajudar a diminuir a perda de animais. É a tecnologia de alto nível chegando ao campo para atender a demanda da indústria.

China usa IA para gerenciar maior criação de porcos do mundo via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: