Você já viu como as cobras bebem água?

17/04/2018 às 06:332 min de leitura

Praticamente todas as criaturas da Terra precisam de água para sobreviver e, enquanto algumas fazem a maior lambança — se você tem um cachorrinho de estimação em casa, então sabe a que nos referimos! — e matam a sede visivelmente, outras, especialmente as que vivem em ambientes desérticos, se hidratam por meio dos alimentos que consomem ou absorvendo a pouca humidade disponível através de seus corpos.

Pois as cobras, apesar de a gente não ver esses bichos tomando água com frequência, também precisam se hidratar. Aliás, você já viu como elas fazem? Embora esses répteis causem arrepios em muitas pessoas, a verdade é que é até bonitinho vê-los beber água. Comprove no vídeo a seguir:

Diferentes métodos

De acordo com Noel Kirkpatrick, do site Mother Nature Network, o vídeo que você acabou de assistir acima mostra um animal da espécie Heterodon nasicus — também conhecida como “serpente-focinho-de-porco-ocidental” —, um réptil não venenoso que pode ser encontrado em várias regiões da América do Norte e norte do México. E você reparou que a serpente apenas parece posicionar a boca na água e sorver o líquido?

Cobra bebendo águaAwnnn... (Mother Nature Network/Afif Abd. Halim/Shutterstock)

Segundo Noel, as cobras não usam as línguas para tomar água, tal como fazem muitos animais. Essas criaturas usam esses órgãos para capturar odores presentes no ambiente e, assim, obter informações sobre onde elas se encontram. Aliás, considerando que as cobras praticamente não abrem suas bocas quando colocam as línguas para fora — e que elas são bifurcadas —, seria difícil para esses répteis beber água como outros bichos, a lambidas.

Na realidade, conforme explicou Noel, por muito tempo a crença era a de que as cobras simplesmente mergulhavam suas bocas na água, “selando” toda a abertura com o líquido, e sugavam através de um pequeno orifício presente em suas cavidades orais. Então, esses animais usariam a pressão positiva e negativa no interior de suas bocas para “bombear” o líquido para o interior de seus corpos — como se a coisa toda funcionasse por meio de um “canudinho” acoplado em suas anatomias.

No entanto, estudos recentes revelaram que nem todas as espécies de cobra utilizam esse “sistema” (por assim dizer) para se hidratar. Pelo menos algumas espécies — entre elas a Heterodon nasicus acima, a Agkistrodon piscivorus, a Pantherophis spiloides e a Nerodia rhombifer — não mergulham a boca completamente na água, o que significa que elas não criam a pressão positiva e negativa necessária para que o método que descrevemos acima funcione.

Em vez disso, essas espécies contam com estruturas parecidas com esponjinhas na parte inferior de suas mandíbulas. Assim, quando esses animais abrem a boca para tomar água, uma porção de tecidos se “desdobram”, formando uma série de tubos pelos quais o líquido flui. E, para completar, as cobras usam a contração muscular para forçar a água para o interior de seus copos. Interessante, né?

Que conferir mais curiosidades interessantes sobre cobras? Então não deixe de ver as matérias que selecionamos a seguir:

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: