Confirmado: planeta Urano tem um “delicioso” cheirinho de peido
04
Compartilhamentos

Confirmado: planeta Urano tem um “delicioso” cheirinho de peido

Último Vídeo

O penúltimo planeta do Sistema Solar, Urano, acaba de ter uma característica confirmada: a de que a camada exterior de sua atmosfera é repleta de sulfeto de hidrogênio. Na prática, é o mesmo que dizer que ele tem cheiro de peido, de ovo podre ou de esgoto! Que nojo!

A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Oxford e foi publicada na revista Nature Astronomy. Através de análises feitas com o telescópio Gemini North, localizado no Havaí, foi possível detectar que os gases na atmosfera de Urano são repletos de sulfeto de hidrogênio. Para isso, foi preciso analisar a absorção da luz infravermelha proveniente do Sol.

uranoDescoberta virou piada, é claro

Essa descoberta pode trazer novos e bons ares na pesquisa sobre a formação do Sistema Solar. Até hoje, sabíamos que os gigantes gasosos, como Júpiter, Urano e Netuno, continham amônia em sua atmosfera. A descoberta do sulfeto de hidrogênio em Urano é mais um passo para compreendermos como nossa vizinhança foi formada, há cerca de 4,7 bilhões de anos.

Acredita-se que essa evidência possa dizer em que local do Sistema Solar o planeta foi formado e como ele foi parar na órbita em que ele está hoje em dia. Mas, fique tranquilo, ainda que o sulfeto de hidrogênio possa até matar em grandes concentrações, a temperatura média de -220 graus Celsius, e os gases hélio, metano e hidrogênio já seriam suficientes para uma morte instantânea.

Mais curiosidades espaciais:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.