Esta capelinha fica em um lugar bem improvável: a cratera de um vulcão
04
Compartilhamentos

Esta capelinha fica em um lugar bem improvável: a cratera de um vulcão

Último Vídeo

Quem visita a Catalunha, no nordeste da Espanha, que tenta independência do país há muitos anos, normalmente escolhe cidades como Barcelona, Tarragona ou Girona. O que pouca gente sabe é que, pertinho desses lugares, está a pequena Garrotxa, quase na fronteira com a França, que tem uma construção pra lá de curiosa: uma capelinha dentro da cratera de um vulcão.

O Santa Margarida é um vulcão freatomagmático, que se formou há 11,5 mil anos. Ele foi formado pela lava, que criou uma colina com quase 700 metros de altura e uma cratera circular que hoje está tomada por uma vegetação rasteira. No meio dela está a tal capelinha, construída em 1865.

capelaCapela reúne turistas e fiéis

O mais interessante é que essa não é a primeira construção religiosa no local: um terremoto na região ocorrido em 1428 destruiu a primeira capela que foi feita dentro do vulcão. Esse evento teria matado ao menos 20 pessoas em Barcelona, que fica cerca de 90 km ao Sul do vulcão Santa Margarida.

Hoje o vulcão está inativo, já que ele pertence à classe de vulcões que entra em erupção apenas uma vez em toda a sua história. Assim, a capelinha deve permanecer segura por alguns séculos – até que algum terremoto semelhante ao de 1428 volte a atingir o local e, possivelmente, a destrua.

santa margaridaO vulcão Santa Margarida tem exatamente 682 metros de altura e uma capelinha em sua cratera

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.