Sinistro: homem quase morre depois de levar picada de cascavel decapitada

08/06/2018 às 13:043 min de leitura

Se você achava que bastava cortar a cabeça de uma cobra fora para se livrar do perigo, saiba que esses animais podem continuar sendo letais mesmo depois de sofrerem decapitações! Não acredita? Então, deixe a gente contar sobre um caso que foi registrado recentemente na cidade de Corpus Christi, no Texas, EUA.

Por pouco!

O casal Jeremy e Jennifer Sutcliffe decidiu aproveitar um dia tranquilo para dar um trato no jardim, quando, de repente, a mulher descobriu que havia uma cascavel sorrateira escondida entre alguns arbustos. Assustada, ela chamou o marido que, valente e ligeiro, resolveu pegar uma pá e cortar a cabeça da cobra fora.

Casal texanoJennifer e Jeremy Sutcliffe (Global News)

Até aí tudo certo, já que Jeremy deu um jeito na cobra, salvou a esposa de uma possível picada e ficou bem na fita. No entanto, quando o homem foi recolher os pedaços da cascavel — que ele achava estar mortinha, visto que o golpe da pá separou a cabeça da bicha do restante do corpo por completo —, a cobra tascou em sua mão uma bela de uma picada.

Para você ter uma noção da gravidade da situação, Jennifer levou o marido imediatamente ao hospital que fica a pouco mais de três quilômetros da casa do casal. Entretanto, no caminho, Jeremy começou a convulsionar, a perder a visão e os sentidos. Uma vez na emergência, os médicos descobriram que a cascavel tinha injetado tanto veneno com a picada, que o homem teve que ser colocado em coma induzido e conectado a um aparelho que o ajudasse a respirar.

Corpo de cascavelO corpo da dita cuja (Global News)

No fim, os médicos só conseguiram estabilizar o quadro de Jeremy depois de dar a ele nada menos do que 26 — sim, caro leitor, vinte e seis — doses de soro antiofídico. Só a título de curiosidade, o mais normal é que a quantidade não passe de quatro! Aliás, enquanto o time trabalhava para salvar a vida de Jeremy, ele começou a ter hemorragia interna, seus órgãos começaram a falhar e seu organismo estava entrando em choque. Ou seja, foi por pouco!

Veneno potente

A cobra que picou Jeremy foi identificada como sendo uma cascavel-diamante-ocidental — Crotalus atrox —, cujo veneno pode provocar a coagulação do sangue, e a formação de coágulos podem causar o colapso dos rins. Ademais, as toxinas podem levar à ruptura das membranas que envolvem as hemácias e, com isso, a hemorragias internas, além de causar a necrose de tecidos, lesões nos músculos e feridas no local da picada. Resumindo: tenso!

E foi assim que a mão de Jeremy ficou depois da picada! (Global News)

Normalmente, as picadas podem ser tratadas com o uso do soro e, quando não ocorre a aplicação do medicamento, o risco de morte é de 10 a 20%. No caso de Jeremy, o encontro com a cascavel foi especialmente violento e, apesar de ninguém saber ao certo o que aconteceu, os especialistas suspeitam que a cabeça acabou injetando uma quantidade de veneno maior do que o habitual. Falando em cabeça... Como é que uma cobra decapitada foi capaz de fazer tamanho estrago?

Zumbi

De acordo com os especialistas, as cobras, como todo mundo sabe, são animais de “sangue frio” e, portanto, obtêm calor a partir do ambiente, através da exposição à luz solar ou a superfícies quentes. Por outro lado, os organismos de sangue quente — como é o caso dos mamíferos, por exemplo — requerem uma grande quantidade de energia e oxigênio para gerar calor.

Cabeça de cascavelA cabeça da cascavel zumbi (Global News)

Como as cobras não precisam regular a temperatura corporal, elas não têm que ficar “queimando” energia e oxigênio para manter o organismo em funcionamento. Portanto, se o suprimento de sangue for cortado — como seria o caso de uma decapitação —, esses animais não morrem imediatamente e podem levar de vários minutos a algumas horas até finalmente bater as botas.

Já as criaturas de sangue quente, como precisam de oxigênio para manter o cérebro funcional, quando o fluxo sanguíneo até o órgão é cortado, os animais morrem em seguida. Sendo assim, já sabe, né? Se você encontrar a cabeça de uma cobra por aí, o melhor é conter a curiosidade e não tocar no bicho!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: