Algoritmo pretende apontar a melhor hora para você tomar seu café

17/06/2018 às 08:002 min de leitura

Para muita gente, o dia não começa sem uma xícara de café. A bebida faz parte da vida de grande parte da população e serve como desculpa para uma infinidade de coisas: jogar conversa fora, tratar de negócios ou mesmo relaxar após horas de trabalho intenso. Não importa o momento; ele sempre cai bem.

Contudo, também é necessário ter cuidado, pois algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, e uma porção ingerida na hora errada pode acabar com uma boa noite de sono. Agora, pesquisadores do exército dos EUA desenvolveram um algoritmo para que você saiba o horário ideal de desfrutar de sua xícara de café e obter o máximo de disposição possível.

Cafeína na dose ideal

O estudo mostrou que, quando a bebida foi ingerida no horário correto, o nível de atenção aumentou 64%, sem variação no consumo. E para quem tomava muitas doses durante o dia, foi possível reduzir a quantidade em 65%, mantendo o mesmo estado de alerta.

“Desenvolvemos algoritmos que trabalham juntos e, basicamente, nos permitem determinar, de uma forma individualizada, quando e quanto o indivíduo deve consumir de cafeína para atingir o máximo desempenho no momento desejado e durante um período determinado”, explica o líder do estudo, Jaques Reifman, diretor do Instituto de Aplicações de Softwares de Alto Desempenho em Biotecnologia, que fica no Centro de Pesquisa Médica e Comando de Material em Maryland, nos EUA.

Um uso hipotético, segundo Reifman, seria de um estudante que precisa fazer uma prova importante e tenha passado a última semana dormindo mal. Através do algoritmo, ele conseguiria saber o momento exato para tomar uma quantidade específica de café, fazendo com que na prova ele estivesse com o máximo de atenção possível.

Aplicativo da atenção

Um aplicativo vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores, mas ainda não está disponível para uso. Ele se chamará 2B-Alert e poderá determinar os períodos ideais, com base nas informações fornecidas pelos usuários, levando em conta tempo de sono e quantidade de café consumida. Ao iniciar o uso do sistema, serão indicados um horário e a quantidade de café padrão, e esses valores serão otimizados conforme a pessoa alimenta o aplicativo com seus dados.

Atualmente, a versão web, única disponível, estima o quão alerta você fica, utilizando como base a quantidade de cafeína ingerida e tempo de sono; no entanto, ela não informando os valores ideais. Tal função está liberada somente para soldados do exército americano, que estão validando os algoritmos ao utilizar o sistema. Reifman espera que até o fim do ano os algoritmos de otimização sejam incluídos no site.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: