Você sabia que uma garrafa de água transparente pode incendiar seu carro?

15/07/2018 às 10:002 min de leitura

Com o incentivo cada vez maior para que as pessoas tenham uma vida saudável e fisicamente ativa, nada mais comum do que manter uma garrafa de água no carro para se hidratar de forma satisfatória. Mas você sabia que essa atitude pode estar colocando o seu meio de transporte em risco?

Além do fato de que o plástico utilizado na confecção das garrafas pode reagir com o calor do Sol e liberar na água produtos que podem ser tóxicos, existe o risco de ela funcionar como uma lupa e iniciar um incêndio.

Garrafa de fogo

Por mais absurdo que possa parecer, isso aconteceu com um técnico de baterias que estava em seu horário de almoço, nos EUA. Dioni Amuchastegui estava sentado em seu caminhão, quando percebeu fumaça dentro da cabine. Ao procurar o culpado pelo foco de incêndio, ele se surpreendeu, pois viu que era a garrafa de água que estava refratando a luz solar e queimando o estofamento.

O banco ganhou uma pequena marca em um ponto sob a garrafa, mas por sorte nada de pior aconteceu no dia. Se Amuchastegui não estivesse ali, provavelmente agora seu caminhão estaria inutilizado. Após o incidente, ele replicou o acontecimento enquanto filmava, como pode ser visto no vídeo abaixo, que foi postado no Facebook da empresa onde ele trabalha.

Uma equipe de bombeiros do estado de Oklahoma, nos EUA, também conduziu alguns testes após o caso, confirmando que o risco existe. Não foi surpresa quando eles conseguiram atingir incríveis 100 °C, apenas direcionando uma garrafa de água sob o Sol.

David Richardson, um dos bombeiros, disse que “não leva muito tempo para que seja iniciado um foco de incêndio se as condições forem favoráveis; depende diretamente do alinhamento da garrafa com o Sol”. Outro fator irrelevante é a temperatura do ar, disse Richardson, pois a água na garrafa funciona como uma lupa que direciona os raios solares em um ponto específico; ou seja, não importa se é inverno ou verão.

Por outro lado, a boa notícia é que o fenômeno não acontece quando as garrafas são coloridas, então a recomendação dele é de que, se você utilizar recipientes transparentes para levar água no carro, coloque-os embaixo do banco quando estacionar sob o Sol.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: