15 curiosidades aleatórias — e deliciosas — relacionadas com os queijos

12/07/2018 às 06:302 min de leitura

1 – Segundo os registros arqueológicos, os humanos vêm produzindo — e saboreando — queijo há pelo menos 4 mil anos.

2 – Mas parece que a coisa toda aconteceu por acidente. Conforme acreditam alguns pesquisadores, tudo ocorreu quando um dos nossos ancestrais armazenou um pouco de leite em um recipiente forrado com o estômago de um animal — e as enzimas presentes nesse tecido agiram no líquido, transformando-o em queijo.

3 – Ninguém sabe dizer qual cultura, exatamente, começou a produzir a delícia, mas existem evidências históricas que indicam que foram os viajantes vindos da Ásia que introduziram o conhecimento de como fazer queijo na Europa, isso antes da época de o Império Romano dominar o continente.

Queijos em uma prateleira(Pixabay/PublicDomainPictures)

4 – Sabia que, hoje, existem mais de 2 mil variedades de queijo pelo mundo? Aliás, só na França, são entre 350 e 450 tipos diferentes! Não é a toa que os franceses estão entre os maiores “devoradores” de queijo do mundo, com um consumo de mais de 25 quilos anuais por habitante.

5 – No entanto, apesar de tamanha variedade, o queijo mais popular e consumido mundo afora é a muçarela — ou “mozzarella” na grafia original.

6 – E sabia que, para produzir apenas 1 quilo de queijo, são necessários mais ou menos 10 litros de leite?

Variedades de queijo(Pixabay/Free-Photos)

7 – Falando em quantidades, a Pizza Hut usa mais de 130 milhões de quilos de queijo por ano em suas pizzas — o que requer a “colaboração” de um rebanho de 170 mil vaquinhas.

8 – Com relação ao ingrediente principal para a produção de queijo, além dos tradicionais leite de vaca e de búfala, também é possível usar o de cabra, ovelha e “camela” para fabricar o produto.

9 – Você é viciado em queijo? Uma pesquisa revelou que o consumo desse alimento e de drogas pesadas faz com que a mesma região do cérebro entre em atividade.

Queijo derretido(Pixabay/Schwoaze)

10 – E você sabia que o queijo é o alimento mais roubado do mundo — e que existe uma fobia relacionada com ele, a turofobia?

11 – Por mais estranho que pareça, é possível produzir queijo vegano a partir do DNA humano!

12 – Apesar de muitos de nós terem crescido vendo ratinhos roubar e se deliciar com pedaços de queijo nos desenhos animados, a verdade é que os ratos não são muito amantes de queijo, não. Se puderem escolher, esses animais preferem atacar doces e alimentos ricos em carboidratos.

Vários tipos de queijo(Pixabay/Jill Wellington)

13 – Não é todo mundo que vai achar esta curiosidade especialmente “deliciosa”, mas, sabia que existe um queijo — o Casu Marzu, originário da Sardenha e feito com leite de ovelha — que contém larvas vivas de mosca em seu interior?

14 – Algumas variedades de queijo — como o suíço, a muçarela e o cheddar — podem ajudar a prevenir o surgimento de cáries. Isso porque o consumo promove um aumento na salivação que, por sua vez, ajuda na eliminação de açúcares e ácidos da boca.

15 – Outra vantagem “dental” associada com o consumo moderado de queijo é que esse alimento tem ação antibacteriana e ajuda a proteger o esmalte dos dentes. Além disso, o queijo é uma excelente fonte de proteína, cálcio e fósforo.

Loja de queijos(Pixabay/corinnabarbara)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: