Você sabe como os polvos fazem para respirar?

12/07/2018 às 09:382 min de leitura

Nós do Mega Curioso já falamos sobre polvos em diversas ocasiões por aqui, compartilhando uma porção de curiosidades fascinantes sobre esses animais incríveis — incluindo informações sobre espécies letais e capazes de se camuflar no ambiente, como esses animais acasalam e até como usam a própria pele para “enxergar” seu entorno.

E hoje vamos contar para você como é que os polvos respiram debaixo d’água. Bem, na verdade, nós aqui do Mega compartilhar o que a especialista em cefalópodes Candace Reid-Rose, do Monterey Bay Aquarium — um imenso aquário público que fica na Califórnia e abriga mais de 600 espécies de animais —, explicou sobre essa ação.

O que entra...

Você pode assistir Candace dando a explicação ao lado de um polvo “inquilino” do aquário no vídeo ao final da matéria, mas, segundo ela, os polvos, assim como a maioria dos cefalópodes, têm corpos divididos em duas partes, e suas vísceras ficam todas acomodadas no manto, estrutura que fica próximo à cabeça que, por sua vez, contém os olhos, cérebro e os corações do animal.

Segundo Candace, os polvos respiram por meio de uma abertura que fica na região do manto — que permite que a água entre em seus corpos e chegue até as guelras. Esses órgãos são responsáveis por absorver o oxigênio do líquido e, uma vez essa ação é realizada, a água é expelida de volta ao ambiente por meio de um sifão (veja abaixo).

Polvo respirandoÁgua que entra... (YouTube/Monterey Bay Aquarium)

Viu a água entrando por uma abertura e saindo pelo sifão perto da cabeça do polvo? Ainda de acordo com Candace, quando esses animais expelem o líquido, muitas vezes eles aproveitam para eliminar seus dejetos. E, para quem não sabia ou nunca tinha visto antes, é assim que os polvos e muitos cefalópodes respiram!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: