Você sabe como os polvos fazem para respirar?
21
Compartilhamentos

Você sabe como os polvos fazem para respirar?

Último Vídeo

Nós do Mega Curioso já falamos sobre polvos em diversas ocasiões por aqui, compartilhando uma porção de curiosidades fascinantes sobre esses animais incríveis — incluindo informações sobre espécies letais e capazes de se camuflar no ambiente, como esses animais acasalam e até como usam a própria pele para “enxergar” seu entorno.

E hoje vamos contar para você como é que os polvos respiram debaixo d’água. Bem, na verdade, nós aqui do Mega compartilhar o que a especialista em cefalópodes Candace Reid-Rose, do Monterey Bay Aquarium — um imenso aquário público que fica na Califórnia e abriga mais de 600 espécies de animais —, explicou sobre essa ação.

O que entra...

Você pode assistir Candace dando a explicação ao lado de um polvo “inquilino” do aquário no vídeo ao final da matéria, mas, segundo ela, os polvos, assim como a maioria dos cefalópodes, têm corpos divididos em duas partes, e suas vísceras ficam todas acomodadas no manto, estrutura que fica próximo à cabeça que, por sua vez, contém os olhos, cérebro e os corações do animal.

Segundo Candace, os polvos respiram por meio de uma abertura que fica na região do manto — que permite que a água entre em seus corpos e chegue até as guelras. Esses órgãos são responsáveis por absorver o oxigênio do líquido e, uma vez essa ação é realizada, a água é expelida de volta ao ambiente por meio de um sifão (veja abaixo).

Polvo respirandoÁgua que entra... (YouTube/Monterey Bay Aquarium)

Viu a água entrando por uma abertura e saindo pelo sifão perto da cabeça do polvo? Ainda de acordo com Candace, quando esses animais expelem o líquido, muitas vezes eles aproveitam para eliminar seus dejetos. E, para quem não sabia ou nunca tinha visto antes, é assim que os polvos e muitos cefalópodes respiram!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.