Veja um iceberg de 6 quilômetros se desprender de um glaciar na Groenlândia

12/07/2018 às 10:392 min de leitura

De vez em quando a gente fica sabendo de blocos de gelo e icebergs imensos que se desprenderam das regiões polares e foram liberados no oceano. No entanto, você já viu alguma imagem desse evento acontecendo? Se a sua resposta for “não”, saiba que cientistas da Universidade de Nova York capturaram um vídeo que mostra um gigantesco iceberg se rompendo de um glaciar na Groenlândia — e as cenas são impressionantes.

Conforme explicou James Devitt, da Universidade de Nova York, em um artigo publicado no site Futurism, o evento foi registrado na região leste da Groenlândia e o iceberg, imenso, mede mais de 6 quilômetros de comprimento. O desprendimento ocorreu no dia 22 de junho, e o bloco de gelo levou aproximadamente 30 minutos para se desprender — o que é assustador! O vídeo que você pode ver a seguir mostra o rompimento condensado em um minuto e meio:

Tenso

Impressionante, né? No entanto, segundo James, o que é de especial interesse para os cientistas é entender como, através de quais mecanismos e por que esse tipo de fenômeno acontece. No caso do bloco de gelo do vídeo especificamente, a sequência permitiu que os pesquisadores pudessem observar como o nível do mar aumenta à medida que o iceberg se desprende e entra no oceano.

Isso, por sua vez, pode ajudar os cientistas a desenvolver simulações mais precisas para que eles não só compreendam melhor o papel dos blocos de gelo na elevação das águas, mas também tenham mais condições de prever e planejar ações relacionadas com as mudanças climáticas que vêm sendo observadas no planeta.

Para você ter uma ideia, de acordo com James, uma estimativa divulgada no ano passado apontou que o colapso do manto de gelo da Antártida Ocidental resultaria em um aumento no nível dos mares na ordem de 3 metros. Pode parecer pouco, mas essa elevação seria suficiente para afetar dramaticamente as regiões costeiras de todo a Terra — e você sabe onde a maior parte da população mundial se concentra, certo?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: