Gatos em cafeteria no Japão preveem a chegada de um terremoto

13/07/2018 às 10:001 min de leitura

Em 18 de junho, um tremor secundário atingiu a cidade de Wakayama, no Japão – no dia anterior, um forte terremoto de 6,1 pontos na escala Richter causou estragos e 5 mortes em Osaka, a 70 km dali. Porém, o que impressiona nesta réplica é o comportamento de um grupo de gatos do CAT Café CATchy, que momentos antes do tremor começaram a correr descontroladamente pelo estabelecimento. Confira:

Felizmente, nenhum dos felinos sofreu durante o incidente. Mas como foi que os animais previram o tremor? Seriam os gatos paranormais? O motivo real para essa “sabedoria felina” ainda não foi descoberto, mas os cientistas acreditam que os gatos podem ter uma sensibilidade maior aos campos magnéticos da Terra, podendo, assim, “prever” um terremoto pouco antes de ele acontecer. Outra teoria é que os animais são realmente sensíveis, mas na verdade eles sentem os primeiros tremores, ainda imperceptíveis aos seres humanos, de um médio ou grande terremoto.   

Um estudo curioso relacionado a isso aconteceu entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90: o pesquisador californiano Jim Berkland notou um aumento no número de pessoas procurando gatos desaparecidos alguns dias antes de grandes tremores. Para Berkland, isso seria um indício de que os animais sentiram os primeiros tremores – fracos demais para os humanos – e fugiram em busca de proteção.

Outra possibilidade é que de sons infrassônicos, isto é, em frequência muito abaixo da capacidade humana de ouvir, são criados antes dos terremotos e que isso é capaz de alterar o comportamento animal, ou seja, não apenas os gatos seriam capazes de “prever” um terremoto. Em todo caso, é sempre bom ficar de olho no comportamento dos seus bichinhos, vai que eles estão dando uma de Mãe Dinah?

gato terremoto"Ô loco, bicho"

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: