Veja cenas assustadoras da catastrófica seca que está afetando a Austrália

14/08/2018 às 07:002 min de leitura

Nas últimas semanas vimos muitas notícias a respeito das ondas de calor que vêm causando problemas em várias regiões da Europa e Ásia, assim como de incêndios florestais com consequências catastróficas na Grécia e na Califórnia. No entanto, essas não são os únicos locais sofrendo com o clima maluco do planeta. A Austrália, por exemplo, também está sofrendo com temperaturas elevadas e com a estiagem resultante desse calor acima da média.

Catastrófico

Tanto que as autoridades australianas anunciaram que os efeitos do calor e da seca na agricultura e na criação de animais vêm sendo catastróficos, especialmente nas áreas rurais de Queensland e Nova Gales do Sul. Afinal, com a falta de chuvas, além de os cultivos serem prejudicados, os fazendeiros precisam encontrar alternativas para alimentar e matar a sede dos rebanhos.

Cobertura sobre plantaçãoAgricultores tentam proteger as plantações (BBC/Lynette Rideout-Kenneally)

As cenas impressionantes que você pode assistir a seguir — capturadas por meio de um drone — mostram o desespero de centenas e centenas de bovinos sedentos rodeando um caminhão-pipa para conseguir beber um pouco de água e, francamente, as imagens são devastadoras. Veja:

E isso que nem estamos mencionando os coitados dos animais silvestres, como os cangurus, por exemplo, que também estão sofrendo com a situação. Mas, voltando aos fazendeiros e seus rebanhos, muitos estão sentindo os efeitos financeiros da estiagem e, com a previsão de que o calor e a falta de chuva devem continuar, vários criadores confessaram que estão chegando ao ponto em que é mais “barato” sacrificar os animais.

Garotinho abraçado a bezerroA situação é dramática! (BBC/Ashley Gamble)

Segundo as autoridades, neste ano, a Austrália registrou seu segundo verão mais quente da história — e ele foi seguido pelo outono mais seco e com as temperaturas mais altas já documentadas por lá. O pior é que a expectativa é de que a situação se prolongue, talvez pelos próximos 6 ou 12 meses, previsão que obrigou o Governo a oferecer aos fazendeiros subsídios para ajudá-los a enfrentar a crise.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: