Esse é o cavalo-marinho mais fofo que você vai ver hoje

17/08/2018 às 09:091 min de leitura

Não faltam no mundo notícias catastróficas e pesquisas mostrando que estamos destruindo nosso planeta; porém, como tudo na vida tem seu lado bom, descobertas de animais fofos continuam acontecendo. O último da lista foi um cavalo-marinho, encontrado na costa do Japão.

Cavalo-marinho-pigmeu

Esses minúsculos animais, chamados de cavalos-marinhos-pigmeus, medem cerca de 15 milímetros, aproximadamente o tamanho de um grão de arroz. Eles possuem um formato achatado e uma cor caleidoscópica, fato que os deixou incógnitos por tanto tempo, pois são facilmente confundidos com algas marinhas.

Os pesquisadores que fizeram a descoberta o chamaram de Hippocampus japapigu, nome em latim para porco japonês, pois os mergulhadores que fizeram a primeira identificação dos animais encontraram semelhanças com um filhotinho de porco (no vídeo é possível ver que o rosto deles realmente é parecido).

No artigo publicado, a equipe cita que a costa do Japão é reconhecidamente um dos locais no mundo com maior biodiversidade marinha, registrando uma infinidade de espécies de cavalos-marinhos.

A descoberta aconteceu durante pesquisas que estavam sendo feitas a 287 quilômetros ao sul de Tóquio, em um recife de coral que se distribui por profundidades variadas, entre 5 e 22 metros. Cavalos-marinhos-pigmeus possuem em suas costas estruturas semelhantes a asas, geralmente em pares, mas essa nova espécie se caracteriza por ter somente uma.

Apesar da descoberta recente, os cavalos-marinhos-pigmeus não são raros, apenas pequenos demais para serem notados facilmente; existem apenas cinco espécies registradas na costa do Japão. Além do fato de se alimentarem de plâncton e serem muito ativos, até mesmo brincalhões, pouco se sabe sobre eles.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: