Conheça a mais alta montanha do mundo que ainda não foi escalada

20/08/2018 às 10:032 min de leitura

Realizar algum feito inédito na escalada de montanhas é algo muito difícil, porém, você pode subir a Gangkhar Puensum, na fronteira entre o Tibet e o Butão. Seu cume está a 7.570 metros de altitude, tornando-a “apenas” a 40ª maior do mundo. Porém, ela é a mais alta montanha que ainda não foi escalada.

E olha que esse é um feito bastante incomum, já que ela está na Cordilheira do Himalaia – aquela que tem o Everest e outros picos gigantescos, praticamente todos já conquistados. Acontece que as crenças religiosas do Butão dificultam a escalada.

Para começo de conversa, a localização da Gangkhar Puensum é “confusa”, já que alguns mapas a colocam inteiramente dentro do Butão, enquanto outros dizem que é na fronteira. Até 1983, o Butão não permitia que as montanhas mais altas localizadas em seu território fossem escaladas, já que elas seriam a morada dos espíritos.

Gangkhar PuensumMorada dos espíritos

Com a abertura para o alpinismo, diversas expedições tentar atingir o cume da montanha, mas nenhuma teve sucesso. Com o próprio alpinismo não gerando uma receita tão lucrativa para o Butão, o país novamente mudou as regras, em 1994, para que nenhuma montanha acima dos 6 mil metros pudesse ser escalada. E em 2004 proibiu totalmente a prática esportiva sob quaisquer circunstância.

Em 1998, parecia que finalmente a montanha seria conquistada: uma equipe do Japão conseguiu liberação da China para escalá-la pelo lado tibetano. O problema é que esse parece ser o lado mais difícil, sendo que apenas o pico norte, conhecido como Gangkhar Puensum Norte ou Liankang Kangri, a 7.535 metros foi atingido. O Butão não liberou que a expedição fosse adiante e, enquanto essas restrições não caírem, a maior montanha ainda não escalada permanecerá sendo um sonho de diversos alpinistas.

Gangkhar PuensumGangkhar Puensum: um sonho distante

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: