Cientistas alemães pagam 10 mil euros se você provar que tem superpoderes

19/09/2018 às 12:302 min de leitura

Imaginar-se voando pelos céus da cidade ou com a capacidade de mover objetos com a força do pensamento não é algo incomum, considerando a quantidade de filmes de super-heróis lançados nos últimos tempos. E quem não gostaria de terminar um dia cansativo de trabalho e, logo após bater o ponto, se teletransportar para o sofá de casa?

De forma geral, se alguém desenvolvesse uma habilidade fora do comum, já estaria sob análise de alguma universidade ou salvando pessoas inocentes pelas ruas. Quem alega ser portador de poderes além do conhecimento, geralmente, utiliza truques ou algo semelhante durante as demonstrações.

Análises criteriosas

Para tentar validar as habilidades que algumas pessoas alegam ter, um grupo de físicos, biólogos e psicólogos alemães, da Universidade de Würzburg, se organizou na criação da Sociedade para Investigação Científica de Paraciências (GWUP). Para eles, esses superpoderes não devem ser desmerecidos e tratados como charlatanismo, mas sim estudados e testados em um ambiente com condições controladas.

Todo ano é realizado um anúncio, no qual os pesquisadores procuram pessoas que aceitem ter suas habilidades testadas; caso os poderes se provem reais, o superdotado leva um prêmio de 10 mil euros. O curioso é que, nos últimos anos, 60 pessoas se submeteram aos testes, contudo até agora ninguém convenceu os cientistas e levou o dinheiro para casa.

Ao contrário do que possa parecer, a ideia da sociedade não é ridicularizar quem se submete aos testes; segundo Rainer Wolf, supervisor dos testes, o intuito é “mostrar que a maior parte das alegações são um absurdo”.

Superpoder da certeza

Após analisarem vários casos, Wolf e os psicólogos da equipe se convenceram de que a maioria dos candidatos realmente acreditam em seus poderes. Para os cientistas, essas pessoas estão presas em um sistema de crença que criaram ao longo do tempo, ao repetir os truques e reafirmar suas habilidades.

Dentro dessa lógica, elas provavelmente descartam todas as oportunidades em que o teste de habilidades deu errado, focando sempre no sucesso. No entanto, quando são feitas tentativas em um ambiente controlado, nunca conseguem reproduzir os truques com sucesso.

Wolf se esforçou muito na elaboração dos testes, sempre tentando deixar tudo da forma mais isenta possível. Dentre os pressupostos paranormais que não obtiveram êxito nos testes estavam um homem que dizia conseguir mover pequenos objetos a distância, outro que possui um equipamento capaz de detectar reservatórios de água e fios energizados, além de outro que afirmava poder levitar. No fim das contas, todos reprovaram nos testes desenvolvidos pelos cientistas, mas uma característica se manteve entre todos os participantes.

Por mais que a demonstração de poderes não funcionasse, eles seguiam convictos de que algo de diferente estava acontecendo e não pensavam, nem por um instante, que talvez não possuíssem poder algum. Para Rainer Wolf, esse é o principal poder dessas pessoas: a habilidade de encontrar desculpas e manter a confiança no que estão fazendo.

Se você tem alguma habilidade especial e acha que pode ganhar os 10 mil euros facilmente, basta acessar o site da sociedade e se cadastrar. Quem sabe seja o que falta para o mundo reconhecer todo o potencial escondido no seu interior?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: